Quarta-feira, 16 de abril de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia China eleva tarifas sobre os Estados Unidos a 125%, diz que não irá além disso e chama de “piada” as medidas de Trump

Compartilhe esta notícia:

Governo chinês relembrou que a guerra tarifária foi iniciada pelos EUA. (Foto: Reprodução)
[responsivevoice_button voice='Brazilian Portuguese Female' buttontext='Ouça essa notícia clicando aqui']

A China elevará as tarifas sobre todos os produtos dos Estados Unidos de 84% para 125% a partir deste sábado (12) e afirmou que pretende ignorar quaisquer aumentos adicionais anunciados por Washington daqui em diante, pois as medidas do governo Trump se tornaram uma “piada”.

O anúncio feito pelo Ministério das Finanças nesta sexta-feira (11) veio após a Casa Branca esclarecer que as tarifas sobre produtos chineses subiram para 145% neste ano. A China declarou que não faz mais sentido econômico impor novas tarifas, caso os EUA continuem com os aumentos.

“A imposição sucessiva de tarifas excessivamente altas à China pelos EUA tornou-se nada mais do que um jogo de números, sem real significado econômico. Isso apenas expõe ainda mais a prática americana de usar tarifas como arma para intimidação e coerção, transformando-se em uma piada”, disse o porta-voz do Ministério do Comércio.

A nova taxa anunciada pela China sobre bens americanos iguala a chamada tarifa “recíproca” que os EUA aplicam às importações chinesas. O total cobrado pelos EUA é a soma de 20% aplicados a produtos chineses no início do ano mais 125% anunciados nesta semana.

Apesar da represália, Pequim reiterou que não irá aumentar mais a carga tributária sobre os itens comprados da maior economia do mundo.

Conclamação à UE

O presidente da China, Xi Jinping, declarou nesta sexta-feira que o país “não teme” os desdobramentos da guerra comercial com os Estados Unidos – essa foi sua primeira manifestação pública sobre o tema.

“Não há vencedores em uma guerra tarifária, e confrontar o mundo só levará ao autoisolamento”, disse ele sem mencionar explicitamente Trump ou os Estados Unidos, após encontra-se com o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez.

Ele continuou: “Por mais de 70 anos, a China sempre contou com a autossuficiência e o trabalho árduo para se desenvolver. Nunca dependeu das dádivas de ninguém e não teme qualquer repressão injustificada”, afirmou o líder chinês, que conclamou a União Europeia a se aliar à China e resistir “a assédio unilateral” de Trump.

Após anunciar uma ampla gama de tarifas “recíprocas” em 2 de abril, o presidente Trump suspendeu no início desta semana a maioria dessas taxas por um período de 90 dias, mantendo apenas uma tarifa base de 10% sobre os países afetados. A China, no entanto, não foi beneficiada.

Pelo contrário, a tarifa total cobrada dos EUA sobre importações chinesas soma 145%. Essa escalada tarifária tem preocupado analistas, que veem mais chances de uma recessão global.

O risco de recessão está muito, muito mais alto agora do que estava há algumas semanas”, disse Adam Hetts, chefe global de multiativos da Janus Henderson. As informações são do jornal O Globo.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

“Prévia do PIB” do Brasil cresceu 0,4% em fevereiro, divulga o Banco Central
The Economist: A política comercial incoerente de Trump causará danos duradouros à economia mundial
https://www.osul.com.br/china-eleva-tarifas-sobre-os-estados-unidos-a-125-diz-que-nao-ira-alem-disso-e-chama-de-piada-as-medidas-de-trump/ China eleva tarifas sobre os Estados Unidos a 125%, diz que não irá além disso e chama de “piada” as medidas de Trump 2025-04-11
Deixe seu comentário
Pode te interessar