O presidente chinês Xi Jinping enviou uma mensagem ao rei Charles III parabenizando-o por sua ascensão ao trono britânico, informou a agência de notícias estatal Xinhua neste domingo (11).
Charles foi formalmente confirmado como o novo rei do Reino Unido em uma cerimônia rica em tradição e pompa no Palácio de St. James no sábado.
Xi disse que está pronto para trabalhar com o rei Charles III para melhorar a compreensão mútua e a amizade entre as duas nações, ao mesmo tempo em que fortalece a comunicação sobre questões globais, informou a Xinhua.
O presidente chinês também destacou que este ano marca o 50º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países em nível de embaixador, informou a agência de notícias Xinhua.
Rússia
O presidente russo, Vladimir Putin, transmitiu no sábado (10) suas “sinceras felicitações” a Charles III, oficialmente proclamado rei do Reino Unido após a morte da rainha Elizabeth II, informou o Kremlin.
“Aceite meus sinceros parabéns por sua ascensão ao trono”, disse Putin em um telegrama endereçado ao monarca britânico, segundo um comunicado do Kremlin. “Desejo sucesso a Sua Majestade, boa saúde e o melhor”, acrescentou.
O Reino Unido é um dos países que impuseram sanções à Rússia e, agora, sofre uma crise energética em meio à alta do gás devido à guerra na Ucrânia.