O forte temporal que atinge Porto Alegre na noite dessa terça-feira (16) causa transtornos na cidade. Mais de 20 bairros, em todas as regiões da capital gaúcha, estão parcial ou totalmente sem energia elétrica. Moradores também relatam queda de granizo em alguns pontos da Zona Norte do município. Em torno das 22h, as rajadas de vento no Aeroporto Salgado Filho chegaram a quase 90 km/h.
Em postagem no X (antigo Twitter), a Secretaria Municipal da Saúde informou que “a água atingiu a emergência do Hospital de Pronto Socorro. A ventania também quebrou vidros do auditório do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, que registra pontos de alagamentos”.
Conforme a Defesa Civil de Porto Alegre, as condições estarão favoráveis para ocorrências de deslizamentos de terra, rolamento de blocos/detritos, corte de energia elétrica, queda de árvores e de alagamentos, especialmente nas áreas de risco.
O órgão orienta que a população evite transitar na rua durante o período do alerta, abrigue-se em local seguro, mantenha-se afastada de postes, árvores e placas de sinalização e publicitárias, não entre em alagamentos, observe alterações nas encostas e evite usar aparelhos eletrônicos ligados à rede elétrica.
Na tarde dessa terça, o prefeito Sebastião Melo reuniu integrantes do Comitê Permanente de Atuação em Emergências e órgãos de serviço para alinhar as ações do município devido à possibilidade de fortes chuvas nas próximas 48 horas. Melo determinou que as equipes permaneçam em estado de alerta para atendimento de ocorrências.
Sem água
De acordo a prefeitura de Porto Alegre, a Estação de Tratamento de Água (ETA) Menino Deus está sem luz, o que afeta abastecimento nos seguintes bairros: Agronomia, Alto Teresópolis, Aparício Borges, Azenha, Assunção, Belém Velho, Camaquã, Cavalhada, Centro, Cidade Baixa, Cristal, Intercap, Jardim Botânico, Jardim Carvalho, Jardim do Salso, Jardim Europa, Medianeira, Menino Deus, Nonoai, Partenon, Parque Charruas, Petrópolis, Praia de Belas, Santana, Santa Tereza, São Jorge, São José, Santo Antônio, Tristeza, Vila Campo da Tuca, Vila Conceição, Vila dos Comerciários, Vila dos Sargentos, Vila Alto Erechim, Vila João Pessoa, Vila Nova e Vila Topázio. Até o início da madrugada desta quarta-feira (17), a estação de abastecimento também estava sem energia elétrica.