Ícone do site Jornal O Sul

Chuvas no Rio Grande do Sul: “Pediremos ajuda do governo federal para obras de reconstrução”, diz o governador Eduardo Leite

Uma morte foi registrada em Cachoeirinha, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Na foto, o governador Eduardo Leite. (Foto: Mauricio Tonetto/Palácio Piratini)

Em entrevista à CNN nesta quarta-feira (17), o governador gaúcho Eduardo Leite (PSDB) informou que pedirá ajuda financeira ao governo federal para realizar obras de reconstrução: “O governo do Estado já aportou de seu próprio orçamento quase R$ 300 milhões, que não estavam no planejamento, para oferecer ajuda aos municípios, hospitais, estradas e famílias afetadas”.

Ele acrescentou: “Naturalmente, a gente não consegue fazer tudo isso sozinho e precisamos também do apoio do governo federal”. Ao menos 32 municípios já solicitaram esse tipo de ajuda ao Estado, número que deve crescer.

Temporal de terça-feira

Nessa terça-feira (16), o governador explica que “um sistema de baixa pressão veio da fronteira oeste, pegou a região da fronteira com a argentina, foi para o centro, atingiu a cidade de Santa Maria, o coração do Rio Grande do Sul, e depois foi avançando para a região metropolitana”.

Foram registrados ventos acima de 100km/h em algumas localidades. Em Porto Alegre, o maior registro de vento foi de 89 km/h.

A velocidade das rajadas gerou a queda de árvores, placas e telhados, além de ter comprometido a rede de energia, afetando a comunicação e a distribuição de água. “Vamos trabalhar para restabelecer o mais rápido possível a normalidade nas principais cidades do estado”.

“Estamos atuando na limpeza de obstáculos, para restabelecer fluxo nas principais vias, e no restabelecimento de energia. Além disso, fazemos um levantamento das famílias em situação de vulnerabilidade que precisam de apoio humanitário, como alimentos, telhas e lonas”, relata o governador.

Alerta para novos temporais

Leite reforça o alerta para a possibilidade de novas tempestades. “Durante essa quarta-feira (17) ainda devemos enfrentar volumes de chuvas e até ocorrência de novos temporais no final do dia, na região metropolitana e na região nordeste do estado”.

“A gente chama a atenção da população que hoje ainda temos a possibilidade de ocorrência de temporais no final do dia. Pessoas que puderem evitar deslocamentos para se protegerem, não tem porque se expor a um risco desnecessário, principalmente no final da tarde”, relata Leite.

Na quinta-feira (18), o governador alerta para a possibilidade de impacto nos rios na região metropolitana, nordeste do Estado e litoral norte. “O acumulado deve chegar a 150 ou 200 milímetros, isso pode fazer com que haja elevação no nível dos rios em determinas localidades”, alerta.

Sair da versão mobile