Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Ciclone causa alagamentos, quedas de árvores, falta de luz e bloqueios de estradas no Rio Grande do Sul

Compartilhe esta notícia:

Diversas quedas de árvores foram registradas em Porto Alegre. Na foto, um condomínio no bairro Guarujá, na Zona Sul

Foto: Lorenzo Rivero/O Sul
Diversas quedas de árvores foram registradas em Porto Alegre. Na foto, um condomínio no bairro Guarujá, na Zona Sul. (Foto: Lorenzo Rivero/O Sul)

Um ciclone extratropical, com chuvas intensas e fortes rajadas de vento, assustou os gaúchos e causou estragos na madrugada desta sexta-feira (16). O fenômeno provocou alagamentos, quedas de árvores e postes, deslizamentos de terra, falta de luz, bloqueios de estradas, entre outros transtornos, em diversos municípios do Rio Grande do Sul.

Um jovem de 23 anos morreu vítima de uma descarga elétrica em São Leopoldo, no Vale do Sinos, em decorrência do ciclone, segundo o governo gaúcho. Mais de 600 pessoas foram resgatadas em todo o Estado.

Várias ruas e avenidas de Porto Alegre amanheceram alagadas, tomadas por galhos e bloqueadas nesta sexta. Por volta das 6h, havia mais de 20 pontos com bloqueios em vias da Capital ocasionados por quedas de árvores, postes ou acúmulo de água, segundo a EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação).

As zonas Sul e Norte foram as mais atingidas em Porto Alegre. As rajadas de vento chegaram a 70 quilômetros por hora na cidade, de acordo com a Metsul Meteorologia. Milhares de pessoas ficaram sem luz e sem água na Capital.

No interior do Estado, onde os ventos chegaram a atingir 100 quilômetros por hora, as áreas mais afetadas pelos temporais são o Litoral Norte, a Serra Gaúcha, os Vales do Sinos, Paranhana e Caí e a Região Metropolitana.

As aulas foram suspensas em pelo menos dez cidades gaúchas. No Litoral Norte, em Santo Antônio da Patrulha, mais de 70 pessoas, entre elas 50 idosos, foram obrigadas a deixar os locais onde residem em razão dos alagamentos.

A cidade de Maquiné registrou grandes acumulados de chuva e ficou inundada. Também há transtornos em Capão da Canoa, Xangri-Lá, Tramandaí e Osório.

Os rios Caí, Paranhana e Sinos apresentam cheias, aumentando o risco de inundações.

Em Nova Santa Rita, famílias também tiveram que deixar suas casas devido a inundações. (Foto: Defesa Civil/Divulgação)

Segundo a PRF (Polícia Rodoviária Federal), entre as rodovias com bloqueios, estão a BR-116, em Guaíba, Sapucaia do Sul e Morro Reuter, e a BR-470, em Carlos Barbosa e Salvador do Sul.

Queda de barreira provocou o bloqueio da BR-470, em Salvador do Sul. (Foto: PRF/Divulgação)

Governador

O governador Eduardo Leite afirmou que as “equipes da Defesa Civil do Estado, Corpo de Bombeiros e Brigada Militar estão mobilizadas para dar a assistência e o apoio às comunidades mais afetadas pelas fortes chuvas”.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Chuva intensa e fortes rajadas de vento deixam mais de 60 mil gaúchos sem luz
Temporal: prefeitura de Porto Alegre pede que as pessoas evitem transitar pelas ruas da cidade nesta sexta
https://www.osul.com.br/ciclone-causa-alagamentos-quedas-de-arvores-falta-de-luz-e-bloqueios-de-estradas-no-rio-grande-do-sul/ Ciclone causa alagamentos, quedas de árvores, falta de luz e bloqueios de estradas no Rio Grande do Sul 2023-06-16
Deixe seu comentário
Pode te interessar