Quinta-feira, 23 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 12 de julho de 2023
Novo ciclone provoca grandes volumes de chuva e fortes rajadas de vento em todo o Estado
Foto: Alex Rocha/PMPAAs equipes da prefeitura de Porto Alegre estão mobilizadas para atender ocorrências em razão dos temporais previstos para atingir todo o Estado a partir desta quarta-feira (12), após a formação de um novo ciclone extratropical na costa gaúcha.
O alerta da Defesa Civil Municipal para fortes chuvas e rajadas de vento se estende até a manhã desta sexta-feira (14). No fim da tarde de terça-feira (11), o prefeito Sebastião Melo coordenou uma reunião com representantes da Comissão Permanente de Atuação em Emergências, Defesa Civil e demais órgãos públicos municipais envolvidos no atendimento às enchentes.
Melo reiterou a necessidade de atenção das equipes da prefeitura para as áreas de risco e aquelas onde tradicionalmente ocorrem transbordamentos. Ele também solicitou à CEEE Equatorial agilidade na solução de problemas elétricos que, porventura, ocorram e possam impactar o abastecimento de água na cidade, especialmente os hospitais, postos de saúde e escolas.
“Nossas equipes estão mobilizadas e prontas para agir quando necessário. Nosso papel como gestão responsável é alertar a população, elencar as prioridades e, a partir disso, traçar planos e estratégias de ação em todos os serviços e pontos onde haja necessidade de atendimento”, disse Melo.
O ginásio do Demhab (Departamento Municipal de Habitação), localizado na rua Conde D’Eu, 66, no bairro Santana, está preparado para atender famílias desalojadas em caso de necessidade. As aulas nas escolas da rede municipal de ensino foram mantidas.
Orientações
Conforme a Defesa Civil, a população deve evitar transitar nas ruas durante o período do alerta; abrigar-se em local seguro; se afastar de postes, árvores e placas de sinalização e publicitárias; não entrar em alagamentos; observar alterações nas encostas e evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à rede elétrica.
Em casos de emergências, os porto-alegrenses devem telefonar para a Defesa Civil (199) ou Corpo de Bombeiros (193). Informações em tempo real são divulgadas no Twitter oficial da prefeitura (@Prefeitura_POA).