Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 19 de dezembro de 2015
O município de Presidente Kennedy, no Sul do Espírito Santo, apareceu em primeiro lugar no País no quesito PIB (Produto Interno Bruto) per capita, conforme o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Entre as capitais, Vitória (ES) figurou em primeiro lugar. Os dados são referentes ao período 2010-2013.
O PIB per capita é o produto interno bruto dividido pela quantidade de habitantes de um lugar. Em 2013, Presidente Kennedy tinha um índice de 715,1 mil reais. O município, junto com Ilha Comprida (SP), Quissamã (RJ), São João da Barra (RJ) e Itapemirim (ES) eram produtores de petróleo e mostraram as maiores economias por pessoa no ano.
Segundo o economista Orlando Caliman, os altos PIBs per capita de Presidente Kennedy e Itapemirim se deveram à produção de petróleo. “O PIB local mesmo, que é gerado no território, é muito pequeno. Se tirasse o petróleo, Presidente Kennedy ficaria em uma das últimas posições”, explicou.
Entre as capitais, Vitória (ES) tinha o maior PIB per capita de 2013, com 64 mil reais. Caliman observou que o fato de a cidade ser uma ilha faz o território ser mais restrito, aumentando o índice. Além disso, a presença da Vale na capital compõe 30% do PIB geral devido à grande quantidade de empregos. “São 8 mil com salários altos. Isso gera riquezas enormes. Se tirar a Vale, o PIB de Vitória também cai bastante”, destacou. (AG)