Por tudo o que envolve, principalmente pesquisas e detalhes de reconstituição, uma produção de época consome um trabalho sem igual. Em muitos casos, anos, até sua entrada no ar. Com a próxima das seis, “Nos Tempos do Imperador”, que estreia dia 30, não seria diferente. Pra começar, cenários da novela “Novo Mundo”(2017) foram adaptados para retratar a Corte e o Brasil após a passagem de 34 anos, desde a Proclamação da Independência.
De acordo com o cenógrafo Paulo Renato, que assinou o trabalho de “Novo Mundo”, e divide a responsabilidade de “Imperador” com Paula Salles, nesta nova empreitada, eles têm o desafio de ultrapassar as três décadas que separam as duas novelas, mantendo alguns dos cenários utilizados na primeira trama, mas que sofreram as ações do tempo, como o Palácio da Quinta.
Os profissionais precisaram criar novos ambientes para retratar os avanços do Brasil da metade do século XIX. Juntos, eles contam com nove assistentes de cenografia. A equipe ficou cerca de um ano dedicada a pesquisar as referências da época. Além de livros, imagens e fotos de sites especializados, telas do pintor Thomas Ender serviram de inspiração para o trabalho estético, por ter viajado pelo Brasil a partir da chegada de Dom João VI, retratando o país em suas obras.
Com uma área de 8,2 mil metros quadrados nos Estúdios Globo e um eixo construído de 100 metros, além dos entornos, a cidade cenográfica da novela vai reproduzir as regiões cariocas da Rua do Ouvidor, da Pequena África, interligada com o Cais do Valongo, e o Passeio Público, a orla, que foi urbanizada e passou a ser frequentada na época.
Além disso, a cidade foi separada em dois espaços distintos: o novo, urbanizado, comercial, e o da Pequena África, empobrecido, envelhecido, antigo e colonial. O primeiro é o que Dom Pedro II gostaria de traçar para o Brasil; o segundo, representa a realidade que vinha se perpetuando.
TV Tudo
Cinema
João Côrtes (Popstar) se prepara para lançar “Nas mãos de quem me leva”, filme que marca sua estreia como roteirista e diretor. O longa-metragem é um drama que conta a história de Amora, uma jovem de 20 anos que perdeu os pais ainda pequena e desde então mora com sua avó, com quem tem uma relação desgastada.
Romance
Ao se apaixonar por um homem mais velho e passar pelos desdobramentos que essa paixão causará, Amora vai entendendo que seu destino depende muito mais dela mesma, do que de qualquer fator externo.
O elenco de “Nas mãos de quem me leva” conta com Neusa Maria Faro, Fernanda Marques, entre outros.
O infiltrado
Em “Malhação: Toda Forma de Amar”, Marco Rodrigo (Julio Machado) e Carla (Mariana Santos) vão se separar. Ficará evidente para ela que, desde que ele saiu da cadeia, o major leva uma vida secreta fora de casa, cheio de mistérios e segredos.
O que Carla não sabe é que o Major Marco Rodrigo está trabalhando infiltrado numa quadrilha de traficantes e milicianos.
Aniversário
Em abril, Edu Guedes completará cinco anos de Rede TV!.
Compondo a grade matutina do canal, o programa, “Edu Guedes e Você”, que está no ar há dois anos recém-completados, é sucesso comercial absoluto na casa, figurando como um dos principais produtos em termos de faturamento.
Adrenalina
As personagens de Deborah Secco, Vitória Strada e Juliana Paiva, estrelas de “Salve-se Quem Puder”, vão passar por muitas aventuras e apuros nos próximos capítulos. Tudo para evitar de serem descobertas por Dominique (Guilhermina Guinle) e Renzo (Rafael Cardoso). As sequências ainda serão gravadas.
Aquecimento
Bem discretamente a Globo começou a sondar alguns nomes para a próxima novela das nove de Gloria Perez.
Incluindo atores que estão em cartaz na recente “Salve-se Quem Puder”.
Improcedente
Pelo menos por enquanto não há plano nenhum para Milton Neves comandar um programa no BandSports. O apresentador segue firme com o seu “Terceiro Tempo” na televisão aberta.
Por outro
O canal de esportes da Band, na verdade, está muito preocupado com os rumos da Olimpíada do Japão. Todo um planejamento já foi traçado e profissionais contratados. Já imaginou se por causa do coronavírus tudo isso ficar a ver navios?
C’est fini
Na volta de Silvio Santos ao Brasil, após período de férias nos Estados Unidos, o diário “Fofocalizando” entrará na sua mira.
O programa, uma criação do dono do SBT, precisa reagir nos índices de audiência para permanecer na grade.
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!