Domingo, 27 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 20 de maio de 2023
Pedras Grandes, no Sul de Santa Catarina, está construindo uma réplica da Torre de Pisa, que fica na Itália. Na cidade catarinense, de pouco mais de 4 mil habitantes, o monumento terá 27 metros de altura e 7,5 de diâmetro. A previsão é de que a obra seja entregue em abril de 2024.
O tamanho original da torre, conhecida mundialmente pela inclinação de 5%, tem 57 metros de altura e 15 de diâmetro.
Segundo a prefeitura, a obra vai ajudar a atrair mais turistas para a região. No terreno, o monumento ainda vai sediar um museu digital da colonização italiana e uma escola de idioma. Os trabalhos tiveram início em agosto de 2022 e vai custar R$ 4 milhões.
Segundo o prefeito Agnaldo Filippi, a torre será construída sem a inclinação de 5 graus e ficará por cerca de 60 dias desta forma. Em um trabalho posterior à inauguração, os responsáveis pela obra vão inclinar o monumento manualmente.
Pedras Grandes recebeu dezenas de imigrantes da Itália a partir de 1877, que trabalharam na construção da ferrovia que passa pela cidade.
“Ele vai ser inclinado mecanicamente e vai ter metade da inclinação da original, não vai ser construída fora do prumo. Vamos inclinar depois”, afirma.
Outro atrativo do município que ajuda a contar a história da construção da cidade é a locomotiva histórica, fabricada em 1949 na Checoslováquia, que funcionava na antiga Estrada de Ferro Tereza Cristina.