Os critérios foram definidos pelo governo gaúcho em conjunto com representantes das Secretarias Municipais de Saúde, durante reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) na tarde desta segunda-feira (13).
De acordo com a titular da SES, Arita Bergmann, abrir a vacinação para outros grupos não significa deixar de buscar aquelas pessoas que ainda não receberam a primeira dose da vacina e quem já está apto receber a segunda dose.
Adolescentes
Serão distribuídas vacinas para cerca de metade da população de 17 anos em todo o Estado, ou seja, cerca de 76 mil doses. “Lembramos que os idosos e imunossuprimidos são os mais vulneráveis a complicações da covid, então não podemos abrir a vacinação para os adolescentes sem reforçar a imunização desses dois grupos”, frisou a secretária-adjunta Ana Costa.
Idosos
Cerca de 75 mil doses serão distribuídas para a dose de reforço aos gaúchos a partir de 70 anos. É preciso estar com o esquema vacinal completo (segunda injeção ou dose única) há pelo menos seis meses.
Imunossuprimidos
Para transplantados, pacientes de câncer, doenças renais crônicas ou outras que reduzam a imunidade, foram destinadas 50 mil doses. Nesse caso, está apto a receber o reforço quem concluiu o esquema vacinal há 28 dias.
(Marcello Campos)