Segunda-feira, 06 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 23 de novembro de 2018
O CIEE-RS promoveu na manhã desta sexta-feira(23), em sua sede em Porto Alegre, um café da manhã à comunidade empresarial gaúcha, tendo como tema: Arbitragem atualizada: Cenário em expansão para solução de conflitos. Segundo o gestor de Relações Institucionais da instituição, Claudio Bins, a iniciativa visa trazer à tona questões relevantes relacionadas à intermediação de conflitos judiciais. Desta vez, a edição do evento contou com as presenças do especialista em arbitragem, a nível Federal, André Jobim de Azevedo, e do ex-ministro do STJ (Supremo Tribunal de Justiça), Ruy Rosado Aguiar Júnior.
Segundo o ex-ministro, “a arbitragem visa desafogar a jurisdição, através da conversa, do árbitro”, porém é preciso constar em cláusula contratual, ou seja, “com a aceitação de ambas as partes” e isto vem sendo lugar-comum em muitos processos, como aponta Ruy Rosado de Aguiar Júnior. “As cláusulas cada vez mais estão inseridas nos processos, acelerando negociações que podem ser efetivadas entre seis meses e um ano, se não houver necessidade de perícia”.
A arbitragem vem atendendo especialmente interesses da classe empresarial, em segmentos como comércio exterior, construção de barragens, campos eólicos, eletrônica, metrôs, armazenamento, entre outros, envolvendo companhias de grande porte. (Clarisse Ledur)