Quinta-feira, 24 de abril de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
20°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Acontece CIEE-RS inaugura nova sede, de 13 mil metros quadrados, no Centro Histórico de Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

Unidade abriga 14 salas de aprendizagem e ambientes profissionalizantes; estrutura deve receber cerca de 2 mil pessoas por dia

Foto: Cesar Lopes/ PMPA
O Centro de Integração Empresa-Escola do Rio Grande do Sul (CIEE-RS) inaugurou sua nova sede no Centro Histórico de Porto Alegre, na noite desta quarta-feira (23). O prédio, considerado um ícone da arquitetura da região central, passou por um extenso processo de retrofit ao longo dos últimos quatro anos, resultando em um espaço moderno e multifuncional, alinhado aos desafios e às oportunidades do mundo do trabalho contemporâneo.
Com 13 mil metros quadrados distribuídos em cinco andares, a unidade abriga 14 salas de aprendizagem e ambientes profissionalizantes, como estúdios de podcast e cozinha equipada para cursos de gastronomia. Também integra o espaço o polo do Instituto Científico, Tecnológico e Social (ICTS), iniciativa voltada ao desenvolvimento de soluções inovadoras com foco em impacto social.
“Essa expansão não é apenas física — ela simboliza o nosso compromisso com a inclusão produtiva, o desenvolvimento de competências para o século XXI e o fortalecimento de redes colaborativas com empresas, poder público e sociedade civil. A unidade amplia nossa capacidade de atendimento e proporciona vivências formativas mais completas e conectadas às transformações do mundo do trabalho”, afirmou Lucas Baldisserotto, CEO do CIEE-RS.
A estrutura deve receber cerca de 2 mil pessoas por dia, entre jovens, educadores, parceiros e público em geral. No local, atuarão aproximadamente 200 colaboradores diretos.
“Com esse espaço, vamos ampliar nossas atividades, além de contar com a beleza desse prédio, que é carregado de história, no coração da cidade. Até 2027, vamos inaugurar mais 14 mil metros quadrados em cidades como Caxias do Sul, Passo Fundo, Bento Gonçalves e Pelotas. Queremos fazer a diferença para a juventude gaúcha pela educação e pelo trabalho”, ressaltou Marivaldo Tumelero, presidente do CIEE-RS.
Durante a cerimônia, o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, agradeceu a união de esforços para a reconstrução da cidade pós-enchente. “Essa será uma usina de oportunidades. Uma entrega na alma da cidade, neste cenário por onde muitas pessoas passam, e que dará impulso a novos negócios nos arredores. Gerar novas possibilidades é a maior contribuição, ainda mais quando envolve a força da educação e do trabalho. Iniciativas como a de hoje fazem nossa cidade mais forte”, destacou Melo.
Ao representar o governo estadual na inauguração, o secretário de Desenvolvimento Social, Beto Fantinel, celebrou a entrega. “Essa estrutura simboliza a energia e a força do povo gaúcho. E nada melhor do que aliar o acolhimento neste novo prédio à inclusão produtiva fomentada pelo CIEE-RS, grande parceiro de políticas públicas, de desenvolvimento social e também de inovação”, disse.
Instituto Científico, Tecnológico e Social (ICTS)
O ICTS ocupará cerca de 6 mil metros quadrados da sede e terá como missão fomentar a inovação e o desenvolvimento social. Lançado oficialmente em novembro de 2024, o instituto se propõe a ser um hub de networking, colaboração, empreendedorismo e entretenimento.
A estrutura contará com uma incubadora para startups e projetos de impacto social, com foco especial em comunidades vulneráveis. Empresas e coletivos que se instalarem no local terão acesso a ambientes de formação, capacitação e desenvolvimento. “Nosso objetivo é estimular projetos que promovam a inovação social — startups, coletivos e novos negócios que contribuam para transformar realidades locais e regionais”, destacou Baldisserotto.
 
CIEE-RS e a juventude gaúcha
Atualmente, o CIEE-RS atende 60 mil jovens em programas de estágio e aprendizagem em todo o estado. Em seus 56 anos de história, a instituição já viabilizou mais de 5 milhões de oportunidades para a juventude gaúcha — incluindo 699 mil contratos de estágio, 190 mil de aprendizagem e 210 mil participações em oficinas digitais, entre outras iniciativas.
Sobre o CIEE-RS
Com 56 anos de atuação na capacitação e na inclusão de jovens no mercado de trabalho por meio de programas de Estágio, Aprendizagem e projetos socioeducacionais, o CIEE-RS (Centro de Integração Empresa-Escola do Rio Grande do Sul) é uma organização sem fins lucrativos dedicada ao desenvolvimento humano, social e profissional. A instituição promove oportunidades para estudantes, sempre pautada em valores como ética, transparência, inovação e cooperação, contribuindo para uma sociedade mais justa e com mais oportunidades para todos.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

Confraria Bem-Te-Vi reúne seus integrantes pela primeira vez no ano, no Iate Clube de Porto Belo, nesta sexta-feira
Evento aposta no conhecimento e inovação para impulsionar a pecuária
https://www.osul.com.br/ciee-rs-inaugura-nova-sede-no-centro-historico/ CIEE-RS inaugura nova sede, de 13 mil metros quadrados, no Centro Histórico de Porto Alegre 2025-04-24
Deixe seu comentário
Pode te interessar