O HPV, vírus transmitido por contato sexual que às vezes desencadeia cânceres genitais, também pode afetar seriamente a fertilidade masculina. A presença dele no sêmen atrapalha o nado dos espermatozoides e a viabilidade dos embriões quando essas células conseguem fecundar o óvulo. Tais conclusões integram uma série de estudos feitos por pesquisadores italianos.
Para os cientistas, liderados por Carlo Foresta, é possível que muitos dos casos de infertilidade masculina que hoje não têm explicação estejam ligados ao HPV – estima-se que a maior parte da população terá HPV ao longo da vida.
Hoje, a recomendação usual é vacinar contra o vírus as meninas que estão prestes a iniciar sua vida sexual.
“Vacinar também os homens traria uma proteção extra para as mulheres não vacinadas e reduziria custos com o diagnóstico e o tratamento da infertilidade”, afirma Andrea Garolla, coautor dos estudos.
Para o urologista brasileiro Rodrigo Sousa Madeira Campos, a associação entre o HPV e os problemas de fertilidade é bastante plausível. Os italianos estimaram que embriões gerados por homens com HPV são perdidos em 66% dos casos, contra apenas 15% entre aqueles sem o vírus. (Folhapress)