Quinta-feira, 24 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 13 de fevereiro de 2022
Uma equipe de astrônomos encontrou evidências de um novo planeta orbitando a estrela Proxima Centauri, a estrela mais próxima do nosso sistema solar, a pouco mais de quatro anos-luz de distância.
A descoberta foi publicada na última semana na Astronomy & Astrophysics.
Este é o terceiro planeta detectado orbitando a estrela e o mais leve já descoberto. Ele leva cinco dias para completar uma volta ao redor da estrela.
O exoplaneta tem uma quarto da massa da Terra e orbita a uma distância de cerca de 4 milhões de quilômetros da estrela, menos de um décimo da distância de Mercúrio ao Sol, o planeta mais próximo da nossa estrela.
A estrela já é conhecida por abrigar outros dois planetas: Proxima b, um planeta com massa comparável à da Terra que orbita a estrela a cada 11 dias, e o Proxima c, que leva cinco anos para dar uma volta em torno da estrela.
James Webb
A NASA revelou a primeira foto que o telescópio James Webb tirou do espaço. A imagem representa a captura da HD 84406, uma estrela parecida com o Sol localizada a cerca de 260 anos-luz de distância, presente na Ursa Maior — uma das maiores constelações conhecidas. A novidade é resultado de um processo do observatório espacial iniciado em 2 de fevereiro para calibrar seus espelhos e câmeras e, assim, fazer o mapeamento do universo.
A foto é parte de um mosaico gerado pela câmera infravermelha Near Infrared Camera (NIRCam), instrumento projetado para coletar luz de objetos celestes. A luz estelar foi identificada em cada um dos 18 espelhos do projeto, com o objetivo de fazer um alinhamento do aparelho para funcionar com plenas capacidades em futuras operações científicas. A expectativa é de que o telescópio forneça visões sem precedentes do universo a partir do meio do ano.