Dois cientistas holandeses e três hospitais gaúchos vão iniciar uma longa caminhada de colaboração e aperfeiçoamento na área da saúde. Agregar valor à cooperação em pesquisa em Big Data e Data Science aplicado à saúde como biomarcadores, genoma e envelhecimento em saúde pública está no caminho da conexão entre pesquisadores daqui com os de lá.
Eles serão acompanhados pelos dirigentes da NBSO (Delegação Comercial da Holanda), em Porto Alegre, e recebidos por coordenadores de saúde, inovação e tecnologia dos hospitais Moinhos de Vento, PUC e Clínicas, nesta quinta-feira (28).
Porto Alegre é uma das capitais escolhidas pelos holandeses pela excelência em pesquisa. Hospitais de São Paulo e Rio estão no roteiro de cooperação. Esta visita é parte do programa iniciado pelo NBSO para auxiliar Porto Alegre a ser reconhecida como um HUB de conhecimento na área da saúde.
Para isso, organizam encontros para conectar universidades, hospitais e empresas gaúchas com soluções holandesas, no sentido de melhorar possibilidades para todos envolvidos.