Domingo, 27 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 21 de janeiro de 2021
A busca pelo sorriso reluzente é um sonho de muitas pessoas, certo? No entanto, não é preciso gastar fortunar para deixá-los assim. Basta comer alguns alimentos que a saúde e o brilho já irão aumentar na sua boca. Confira!
Gengibre
Age como anti-inflamatório, portanto, pode ser um aliado de peso no tratamento de doenças periodontais, que levam à perda óssea e do tecido conectivo da boca. Logo, melhorar a saúde do seu sorriso.
Semente de gergelim
Ajuda a raspar a placa dos dentes, fazendo com que aumente o brilho no seu sorriso. Além disso, a sementinha contém cálcio, que fortalece dentes e ossos.
Cebola
Contém compostos à base de enxofre, chamados de tiosulfinatos e tiosulfonatos, que combatem as bactérias responsáveis pelas cáries. Mas não vale cozinhar a cebola. Deve-se comê-la crua, pois o calor destrói essas substâncias amigas dos dentes.
Queijo
Rico em proteínas, cálcio e fósforo, que ajudam a minimizar a ação dos ácidos na boca. O cálcio e o fósforo também auxiliam na remineralizarão dental, te permitindo um sorriso poderoso. No entanto, fique atento e sempre prefira os queijos magros. Caso contrário, a balança é quem vai reclamar.
Abacaxi
Ajuda no clareamento, dando mais brilho ao sorriso. Pesquisas mostraram que a enzima bromelina age como um removedor natural de manchas nos dentes, além de ajudar a quebrar a placa que se acumula ali. São as bactérias que vivem na placa que produzem os ácidos que destroem o esmalte dos dentes, que leva às terríveis cáries. O abacaxi ainda tem uma série de outros benefícios.
Lembre-se da importância de dar um sorriso. A contração dos músculos faciais o ajudarão a bombear mais oxigênio ao corpo, elevando os níveis de energia e melhorando o humor. Então, mesmo que tenha que forçar um pouco a barra, não hesite na hora de mostrar que você está seguindo adequadamente às nossas 5 dicas!
Sensibilidade
A sensibilidade causada por desgaste do esmalte pode ser prevenida com mudanças de hábitos diários. Veja algumas:
Escolha a escova certa
A escova deve ter grande quantidade de cerdas e ser do tipo ultramacia. As cerdas arredondadas também são indicadas. A escovação não exige força e sim movimentos e ferramentas adequadas. A pressão em demasia pode desgastar o esmalte e piorar a sensibilidade. A escova deve estar a 45 graus em relação aos dentes para alcançar mais fundo nas gengivas.
Evite bebidas ácidas
Fuja dos refrigerantes, energéticos e isotônicos. Sucos mais ácidos devem ser ingeridos com canudinho. Assim evita-se o contato da acidez com os dentes. O mesmo ocorre com o vinagre.
Creme dental especial
O tipo de creme dental usado por quem tem dentes sensíveis deve ser indicado pelo dentista. Os produtos branqueadores normalmente são mais abrasivos, ou seja, inimigos da sensibilidade.
Flúor
Cremes dentais e enxaguante bucal com flúor podem ajudar a fortalecer o esmalte dos dentes. O flúor em gel também pode ajudar nas crises. Fale com o dentista sobre essas possibilidades.
Tenha uma boa higiene
Escovar os dentes, passar fio dental, limpar a língua são passos imprescindíveis para deixar a boca saudável. Consequentemente, a cárie não se instala e o esmalte dentário não corre riscos.