Terça-feira, 29 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 18 de agosto de 2023
Xuxa – O Documentário finalmente está completo no Globoplay, em cinco episódios. Com direção-geral de Pedro Bial, a produção repassou pontos importantes da carreira da apresentadora e promoveu o tão esperado reencontro entre ela e sua ex-diretora e empresária Marlene Mattos, que não mantinham nenhum contato havia 19.
Embora mergulhe fundo nos fatos que envolvem a vida e a carreira de Xuxa, o documentário – o mais visto do Globoplay – não contempla algumas questões essenciais na trajetória da apresentadora.
Há pelo menos cinco perguntas que poderiam ter sido respondidas, de acordo com o roteiro apresentado pelo próprio documentário. Um aviso: contém spoilers.
Fim do programa
Uma das atrações de maior sucesso nos anos 1980 e parte dos 1990, o infantil Xou da Xuxa, que, em sua estreia, desbancou programas tradicionais como TV Mulher e Balão Mágico, saiu do ar em 1992. Depois disso, Xuxa apresentou o Planeta Xuxa, voltado para o público adolescente.
Os motivos do fim do Xou da Xuxa não são suficientemente esclarecidos no documentário. Foi apenas a vontade da empresária Marlene Matos de trabalhar para outro tipo de público? Mesmo assim, fica difícil acreditar que a TV Globo, na época dirigida com mão de ferro pelo vice-presidente de Operações, José Bonifácio de Oliveira, o Boni, atendesse a um mero desejo de Marlene, ou até mesmo de Xuxa. Queda de audiência?
No quinto e último episódio, Boni lembra como foi arriscado para Xuxa fazer a transição do público infantil para o adolescente. “O processo de desgaste quando se está no pico (da carreira) não é imediato”, diz ele. “Eu não queria estar na pele da Xuxa.” A direção do doc poderia ter aproveitado a entrevista para esclarecer o que de fato pesou na decisão e o que levou a Globo a autorizar a mudança de programa.
Filme proibido
O tema é batido, mas quem viveu os anos 1980 sabe que o filme Amor, Estranho Amor, de Walter Hugo Khouri, se tornou um tabu quando Xuxa alcançou o estrelato como apresentadora infantil porque ela aparecia nua no longa de 1982, que fez quando tinha 17 anos.
O documentário promove o encontro de Xuxa com o exator Marcelo Ribeiro, com quem ela contracena no filme. Os dois contam detalhes sobre os bastidores da filmagem e Xuxa rebate as críticas que recebe há mais de 40 anos por ter participado da produção. Porém, ela não é questionada sobre as ações que moveu na Justiça para que o filme saísse de circulação. O caso chegou ao STF.
Carreira nos EUA
Episódio até então nebuloso, a não tão bem-sucedida passagem de Xuxa pela TV americana é explicada em detalhes no documentário dirigido por Pedro Bial – um dos grandes méritos da série.
O produtor americano Tom Lynch, responsável pela versão americana do Xou da Xuxa, que foi ao ar em 1993, aponta as principais causas para a não renovação da temporada do programa: a falta de intimidade de Xuxa com a língua inglesa, o conservadorismo americano e a tentativa de reproduzir a versão brasileira em uma país tão diferente do Brasil.
Entretanto, uma dúvida permanece: Lynch fala sobre o cancelamento, em cima da hora, de entrevista que Xuxa daria ao vivo no programa Good Morning, America. Ele aponta Marlene Mattos como a responsável pela decisão – a ex-diretora, aliás, é alvo constante de acusações no documentário. O que se sabe é que Xuxa passou mal e voltou ao Brasil com um colar cervical. Mas nem Xuxa nem Marlene são questionadas sobre se houve boicote da diretora em questões da carreira da apresentadora nos EUA.
Ayrton Senna
No documentário, Xuxa revela que pensou em viajar para encontrar Senna no fim de semana em que o piloto morreu em um acidente no GP de San Marino, na Itália. Na época, Senna vivia um romance público com a então modelo e hoje atriz e apresentadora Adriane Galisteu.
A questão já havia causado polêmica nas redes sociais em 2020, quando Xuxa revelou a história pela primeira vez. Agora, ao reafirmar sua intenção, Xuxa perdeu a oportunidade de finalmente se explicar.
Em um documentário repleto de revelações íntimas, Xuxa não contou – e Bial tampouco perguntou – o que o piloto Ayrton Senna falou ao seu ouvido quando esteve no especial de Natal do Xou da Xuxa, em 1988. Ao ser questionado pela apresentadora sobre o que queria de presente, Senna falou que não podia responder. “É censurado”, disse. Com a insistência de Xuxa, o piloto cochichou algo em seu ouvido.
A ausência dessa revelação não prejudica, claro, o andamento do bloco no qual a apresentadora narra seu relacionamento com Senna, morto em 1.º de maio de 1994, aos 34 anos. Entretanto, a curiosidade, ou o mistério, permanece.