Sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025
Por Redação O Sul | 17 de fevereiro de 2025
Os donos da franquia multibilionária de James Bond estão envolvidos em uma batalha judicial para manter o controle do nome do icônico personagem, após uma construtora com sede em Dubai ter iniciado ações legais no Reino Unido e na Europa. A construtora busca utilizar o nome “James Bond” para produtos voltados ao mercado imobiliário, o que motivou a disputa.
De acordo com uma reportagem publicada pelo jornal inglês Guardian, o empresário austríaco Josef Kleindienst, responsável pela construção de um complexo de resort de luxo no valor de US$ 5 bilhões chamado “Coração da Europa”, em seis ilhas artificiais na costa de Dubai, teria ingressado com uma série de ações jurídicas conhecidas como “ações de cancelamento baseadas na não utilização”. Essas ações têm o objetivo de contestar o uso do nome James Bond, alegando que ele não está sendo utilizado comercialmente em determinados setores.
Pelas leis do Reino Unido e da União Europeia, se um nome registrado como marca registrada não for explorado comercialmente em produtos ou serviços específicos por um período de pelo menos cinco anos, é possível contestar a propriedade do nome. Nesse caso, Kleindienst estaria tentando reverter o registro do nome “James Bond”, que está protegido por essas marcas.
A disputa envolve diversas versões do nome do superespião, que incluem “James Bond Agente Especial 007”, “James Bond 007”, “James Bond”, “James Bond: Mundo da Espionagem” e até mesmo a famosa apresentação: “Bond, James Bond”. Essas marcas estão sob o domínio da empresa norte-americana Danjaq, que, em conjunto com a produtora britânica Eon, detém os direitos de comercialização de James Bond em todo o mundo.
Kleindienst, fundador do Kleindienst Group, é considerado um dos maiores desenvolvedores imobiliários europeus nos Emirados Árabes Unidos. Segundo um porta-voz de Kleindienst, o empresário planeja utilizar o nome “Bond” caso vença a disputa judicial. “Estamos confiantes de que a nossa proposta será bem-sucedida e um anúncio será feito em breve”, afirmou o porta-voz.
No entanto, os direitos sobre a marca de James Bond são ferozmente protegidos pelos responsáveis da Eon Productions, que são Barbara Broccoli e Michael G. Wilson. Eles têm sido guardiões rigorosos da propriedade intelectual associada à franquia 007, garantindo que o legado do personagem, criado por Ian Fleming, seja mantido com cuidado e respeito ao longo dos anos.