O filme “Oppenheimer” venceu no último sábado (24) a principal categoria na premiação do Sindicato dos Atores de Hollywood (Screen Actors Guild Awards, SAG), que aconteceu poucos meses após a greve mais longa da história da categoria.
Com o prêmio de melhor elenco no SAG Awards, um importante indicativo para o Oscar, “Oppenheimer” é o grande favorito para vencer na categoria de melhor filme na premiação da Academia, em 10 de março.
O drama de Christopher Nolan sobre o pai da bomba atômica também levou as estatuetas de melhor ator para Cillian Murphy, que interpreta o cientista Julius Robert Oppenheimer, e de melhor ator coadjuvante para Robert Downey Jr.
Em um ambiente festivo, o sindicato SAG-AFTRA, que representa 120 mil intérpretes, incluindo vários astros do cinema, celebrou o sucesso de sua greve, que terminou em novembro.
Com a paralisação de vários meses, o sindicato conseguiu aumentos salariais e proteções contra o uso da inteligência artificial (IA) pelos estúdios.
“Vocês sobreviveram à greve mais longa da história do nosso sindicato com coragem e convicção”, afirmou a presidente do SAG-AFTRA, a atriz Fran Drescher.
Nas demais categorias de cinema, Lily Gladstone (“Assassinos da Lua das Flores”) venceu como melhor atriz e Da’Vine Joy Randolph (“Os Rejeitados”) levou a estatueta de melhor atriz coadjuvante.
Barbra Streisand, 81 anos, recebeu o prêmio especial pelo conjunto de sua carreira e foi ovacionada pelo público.
Nas categorias de televisão, “O Urso” dominou entre as séries de comédia, com prêmios de melhor elenco e para seus protagonistas, Jeremy Allen White e Ayo Edebiri.
Entre as séries de drama, “Succession” venceu como melhor elenco, enquanto Elizabeth Debicki venceu a categoria de melhor atriz por “The Crown” e Pedro Pascal ganhou como melhor ator por “The Last of Us”.
A 30ª edição do SAG Awards foi a primeira premiação de Hollywood exibida pelo Netflix. Veja abaixo a ista de vencedores do SAG Awards.
Cinema
– Melhor elenco: “Oppenheimer”.
– Melhor ator: Cillian Murphy, “Oppenheimer”.
– Melhor atriz: Lily Gladstone, “Assassinos das Lua das Flores”.
– Melhor ator coadjuvante: Robert Downey, Jr., “Oppenheimer”.
– Melhor atriz coadjuvante: Da’Vine Joy Randolph, “Os Rejeitados”.
– Melhor elenco de dublês: “Missão: Impossível – Acerto de Contas: Parte 1”
Televisão
– Melhor elenco de série dramática: “Succession”.
– Melhor ator de série dramática: Pedro Pascal, “The Last of Us”.
– Melhor atriz de série dramática: Elizabeth Debicki, “The Crown”.
– Melhor elenco de série de comédia: “O Urso”.
– Melhor ator de comédia: Jeremy Allen White, “O Urso”.
– Melhor atriz de comédia: Ayo Edebiri, “O Urso”.
– Melhor ator em minissérie ou filme para TV: Steven Yeun, “Treta”.
– Melhor atriz em minissérie ou filme para TV: Ali Wong, “Treta”.
– Melhor elenco de dublês: “The Last of Us”. As informações são da agência de notícias AFP.