Domingo, 12 de janeiro de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
23°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Saúde Cirurgia cerebral com o paciente acordado já é realizada no Brasil

Compartilhe esta notícia:

Paciente que sofria fortes dores de cabeça, sintomas provocados por um tumor no cérebro, percebeu melhora até mesmo na visão e nos reflexos. (Crédito: Reprodução)

Médicos de um hospital do Paraná fizeram a primeira cirurgia cerebral em um paciente acordado. A técnica moderna é capaz de reduzir o tempo de internação e de recuperação, explicam os especialistas. O procedimento já foi realizado em outros hospitais brasileiros.

O arquiteto César Galeazzi, 53 anos, diz que há cerca de cinco anos começou a ter fortes dores de cabeça, alguns lapsos de memória e até dificuldades para fazer coisas simples como contar até dez. Os sintomas eram provocados por um tumor no cérebro.

Estímulos.

No total, foram sete horas de cirurgia, com o paciente acordado e conversando, sem sentir qualquer dor. Cada passo do procedimento era orientado pelas reações de Galeazzi.

“A gente estimula a área do cérebro enquanto o paciente está conversando. E, se, por exemplo, a gente estimula a área da fala e ele para momentaneamente, sabe-se que naquele ponto a gente não pode mexer. O paciente é quem serve de guia durante a cirurgia”, explicou o médico neurocirurgião Elton Gomes da Silva.

Segundo o especialista, a cirurgia – feita pelo SUS (Sistema Único de Saúde) – foi um sucesso. A equipe conseguiu retirar cerca de 90% do tumor cancerígeno que o arquiteto tinha no cérebro. Tudo isso sem qualquer sequela. A confiança é tanta que o médico até brinca garantindo que moraria em uma casa projetada pelo arquiteto.

“Eu fui para a cirurgia tranquilo como se estivesse indo para uma balada, curtindo e fui para casa, sem dor, sem nada.” Ele percebeu melhora até mesmo na visão e nos reflexos.

Galeazzi ainda vai ter que fazer algumas sessões de quimioterapia e radioterapia para ficar completamente livre dessa ameaça. Superado esse desafio, outros ainda precisam ser enfrentados. “Nasci de novo e mudou muita coisa. Hoje sou um cara sereno, mais tranquilo, mais consciente. Vou começar uma vida nova e feliz demais.”

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

Conheça os dez melhores países para as mulheres viverem
Mulheres que queriam ter filhos e se endividaram para pagar por tratamentos de reprodução agora vivem a alegria e o sonho de serem mães
https://www.osul.com.br/cirurgia-cerebral-com-o-paciente-acordado-ja-e-realizada-no-brasil/ Cirurgia cerebral com o paciente acordado já é realizada no Brasil 2016-05-12
Deixe seu comentário
Pode te interessar