Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 8 de setembro de 2019
O boletim médico divulgado na tarde deste domingo (08) pela equipe do Hospital Vila Nota Star, na Zona Sul de São Paulo, informou que a cirurgia do presidente Jair Bolsonaro (PSL) foi bem-sucedida. De acordo com o boletim, foi implantada uma tela de reforço de polipropileno para a correção da hérnia que se formou no abdome de Bolsonaro. Também nesta tarde o médico Antônio Luiz Macedo, que comandou a cirurgia, concedeu entrevista coletiva, em que afirmou que o presidente não irá para a UTI. “[Bolsonaro] vai direto para o quarto e será acompanhado diariamente pela equipe médica. Não devemos fazer novos exames de imagem”, disse Macedo.
O médico também explicou que a facada que Bolsonaro foi vítima em setembro de 2018, desenvolveu no abdome uma perinonite que infectou muito a parede abdominal, o que necessitou a cirurgia para a correção da hérnia. “Colocamos uma tela para auxiliar o reforço do tecido”, disse o médico.
O cirurgião disse que, de modo geral, foi um procedimento tranquilo e que “não houve nenhuma sutura intestinal, nem sangramento”.
Sobre o tempo de cirurgia, o médico afirmou que “normalmente uma cirurgia de hérnia não demora tudo o que demorou, mas a gente não contava que o intestino tinha aderido como aderiu na cirurgia de 28 de janeiro”.
Esta foi a quarta cirurgia à qual Bolsonaro se submete desde a facada sofrida por ele durante a campanha eleitoral de 2018. A operação durou cerca de cinco horas e o quadro clínico do presidente é estável.
O presidente ficará cinco dias afastado do cargo e, a partir desta segunda (09), iniciará uma dieta líquida. Ainda não há previsão de alta e os médicos alertaram que visitas a Bolsonaro devem ser evitadas.
Leia na íntegra o boletim médico
“O Senhor Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, foi submetido a cirurgia de correção de hérnia incisional, hoje, 8 de setembro, às 7h35, com término às 12h40, no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo. O procedimento foi bem-sucedido, realizado pelo cirurgião-chefe Dr. Antônio Luiz de Vasconcellos Macedo e sua equipe. A técnica utilizada foi a Herniorrafia Incisional com implantação de tela. O paciente fará sua recuperação no apartamento e apresenta quadro clínico estável. Por orientação médica, estará com visitas restritas nesse momento.
Direção médica responsável:
Dr. Antônio Luiz de Vasconcellos Macedo – Cirurgião-chefe
Dr. Leandro Echenique – Clínico
Dr. Antônio Antonietto – Diretor médico do Hospital Vila Nova Star”
Mensagens de apoio
O presidente Jair Bolsonaro postou em seu Twitter, na tarde deste domingo (08), uma mensagem em que comemora os resultados da operação. “Obrigado Deus pela minha vida! Logo estarei de volta ao campo. Irruuu!”, diz um trecho.
– Mais uma cirurgia. Desta vez foram 5 horas, mas estamos bem. Obrigado a todos pelo apoio e orações! Obrigado Deus pela minha vida! Logo estarei de volta ao campo. Irruuu!
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) September 8, 2019
O senador Flávio Bolsonaro, filho do presidente, disse, em uma postagem no seu perfil oficial do Twitter, que o pai está disposto após a cirurgia. “Já no quarto, disposto e bem-humorado, graças a Deus!”.
01 @jairbolsonaro já no quarto, disposto e bem-humorado, graças a Deus! Obrigado à equipe médica e a todos pelas orações! ??
— Flavio Bolsonaro (@FlavioBolsonaro) September 8, 2019
A deputada Joice Hasselmann (PSL) também publicou uma mensagem, em seu perfil no Instagram, em que compartilha informações sobre o boletim médico.