O queixo tem um importante papel na harmonização do rosto humano ao definir a mandíbula. Seu formato pode ser o que separa, por exemplo, uma feição forte e imponente de uma delicada, motivo pelo qual muitas pessoas buscam a mentoplastia.
Trata-se da cirurgia em que utilizamos implantes ou o próprio osso do paciente para remodelar o queixo, avançando ou recuando essa estrutura. Assim, podemos deixar o rosto com uma estética mais harmoniosa.
É muito comum, também, associarmos a mentoplastia à rinoplastia, já que as proporções do queixo e do nariz se relacionam diretamente: o tamanho do queixo pode aumentar ou diminuir o tamanho percebido do nariz.
Entretanto, justamente por isso, não é incomum que um paciente tenha um incômodo com seu nariz mas, ao fazer uma avaliação com o cirurgião plástico, descobre que é o alinhamento do queixo que está causando o desconforto estético.
Para quem a mentoplastia é indicada
Considerando que o objetivo principal desse procedimento é projetar ou recuar o queixo, a mentoplastia costuma ser indicada para pessoas que estão incomodadas com a aparência do próprio queixo.
Fazer uma avaliação de até onde o queixo se projeta é uma forma de compreender se o seu queixo tem uma projeção considerada harmoniosa. Se você desenhar uma linha vertical imaginária do seu lábio inferior até o chão, é ideal que o seu queixo fique bem nessa linha.
Em homens, pode ser interessante que o queixo se projete um pouco além dessa linha; em mulheres, o queixo pode ficar até mesmo alguns milímetros atrás dessa linha. Em qual desses casos você se encaixa?
De maneira geral, a grande maioria das pessoas busca projetar o queixo ao invés de diminuí-lo, já que estão buscando uma mandíbula mais forte.
Vale ressaltar que existem opções não cirúrgicas para alterar a aparência do queixo. Uma delas, utilizada para alterações mais suaves, são os preenchimentos, que podem ser realizados com diversos tipos de materiais, como o ácido hialurônico, por exemplo.
Já alterações de médio porte podem ser feitas com o preenchimento de hidroxiapatita na forma de pequenos grânulos. Essa substância é um dos componentes do osso humano, e por isso, diferentemente do ácido hialurônico, que se esvai em torno de 15 a 18 meses depois da aplicação, é aplicada com cirurgia diretamente no osso do paciente.
Como a mentoplastia é feita para harmonizar o rosto
Depois da consulta de avaliação, em que vamos analisar as proporções do rosto e quais alterações são mais indicadas para o caso do paciente, é necessário realizar uma série de exames.
Eles são importantes para entendermos qual o real estado de saúde da pessoa para que a cirurgia seja realizada com total segurança! Com essas etapas realizadas, é hora de agendar a cirurgia.
Esse procedimento pode ser realizado tanto com anestesia local e sedação, quanto com anestesia geral, dependendo de cada caso. Se formos associar a mentoplastia com a rinoplastia, é importante utilizar a anestesia geral.
O local da incisão varia de acordo com a técnica utilizada, mas costumo optar por fazê-la dentro da boca, para evitar cicatrizes perceptíveis. Entretanto, em alguns casos pode não ser possível utilizar essa técnica, então vamos optar por uma incisão embaixo do queixo, que também é super discreta.
Em seguida, inserimos um implante de silicone ou polietileno na região. Outra opção é utilizar o próprio osso do paciente para projetar o seu queixo, fazendo um descolamento da área frontal do osso da mandíbula e quebrando esse osso.
Depois de fixar as novas estruturas, fechamos a incisão e encerramos a cirurgia. A partir daí, o paciente inicia sua recuperação.
De maneira geral, o tempo de internação para esse tipo de cirurgia é curto e o paciente pode ir para casa no mesmo dia do procedimento. Entretanto, ainda é necessário tomar cuidados específicos, já que os bons resultados dependem muito do comportamento pós-operatório.
É importante consumir alimentos líquidos ou pastosos por pelo menos 14 dias após a cirurgia, exceto em casos em que fazemos um recuo ou avanço mandibular ou maxilar mais acentuado.
Além disso, para aliviar os hematomas e o inchaço, o paciente pode fazer compressas frias durante o dia e, assim como em qualquer cirurgia facial, evitar exposição ao sol é fundamental.
O resultado final costuma ser visto cerca de seis meses a um ano após o procedimento, quando todo o inchaço tiver acabado.