Segunda-feira, 24 de março de 2025
Por Redação O Sul | 22 de março de 2025
A peça mais popular da Broadway hoje foi escrita há mais de 400 anos. A demanda para ver Denzel Washington e Jake Gyllenhaal se enfrentando em “Otelo”, de Shakespeare, é tão forte que muitos assentos da orquestra central estão sendo vendidos por US$ 921 (R$ 5.290), ajudando o espetáculo a quebrar recordes de bilheteria. Durante sua primeira semana de prévias, o preço médio do ingresso foi de US$ 361,90, mais que o dobro do preço médio do segundo espetáculo mais caro (“The Outsiders”, de US$ 155,02). Na semana passada, “Otelo” arrecadou US$ 2,8 milhões, mais do que qualquer espetáculo não musical já arrecadou em uma única semana na Broadway, em Nova York.
Os números enormes, para uma peça que ainda não foi alvo de avaliações de críticos e que já estava vendendo rapidamente muito antes de alguém assisti-lo, chegam em um momento em que os preços dos shows pop e eventos esportivos mais procurados também são bem altos.
E os preços do teatro — pelo menos para os espetáculos mais procurados — não são exceção.
No seu auge, “Hamilton” cobrava US$ 998 pelos melhores assentos durante as semanas de feriados, e em determinado momento uma reestreia de “Hello, Dolly!” cobrava US$ 998 pelos assentos da primeira fila, o que permitiu aos fãs de Bette Midler a possibilidade de serem tocados por sua luva enquanto ela passeava por uma passarela.
Mas “Otelo” se distingue pelo grande número de assentos sendo vendidos pelos preços mais altos, o que está aumentando o valor médio do ingresso. Em muitas apresentações futuras, o teatro está pedindo US$ 921 pelas primeiras 14 fileiras na área central e por grande parte das duas primeiras fileiras no mezanino da frente.
O Teatro Ethel Barrymore, como outros, usa preços variáveis — os valores são mais altos para os assentos mais desejados nos horários mais desejados. No início das prévias, o máximo era de US$ 897, e há algumas apresentações futuras nas quais é de US$ 721. O espaço relatou um preço regular de ingresso de US$ 197 na semana passada, e em cada apresentação há alguns assentos de vista parcial disponibilizados por meio de uma loteria on-line por US$ 49.
Com muitas estrelas de cinema e estrelas da televisão aparecendo nos palcos de Nova York nesta temporada, vários shows têm cobrado preços altos por seus melhores ingressos.
Uma produção de “Romeu + Julieta”, estrelando Kit Connor e Rachel Zegler, vendeu bem durante sua temporada de 20 semanas, que terminou apenas oito dias antes do início de “Otelo”. (Sim, tem sido uma boa temporada para Shakespeare.) Durante a maioria das semanas, o preço máximo do ingresso para “Romeu + Julieta” foi de US$ 574,50, mas vendeu alguns assentos por US$ 974,50 durante as semanas de Ação de Graças, Natal e Ano Novo, e cobrou US$ 1.478,50 por alguns assentos durante sua semana final. Mas seu preço médio do ingresso foi substancialmente menor do que o de “Otelo”, chegando a US$ 225,07 durante sua semana final, e frequentemente muito menor.
Outra peça estrelada da primavera na Broadway, “Good Night, and Good Luck”, com George Clooney em sua primeira aparição profissional no palco em quase quatro décadas, está pedindo US$ 799 pelos melhores assentos em algumas apresentações, enquanto uma reestreia de “Glengarry Glen Ross” tem alguns ingressos em oferta por US$ 724,50. E os preços para esses shows podem aumentar se a demanda aumentar.
Off-Broadway, um “Vanya” solo estrelado por Andrew Scott está cobrando até US$ 449, enquanto a Brooklyn Academy of Music está buscando até US$ 435 para ver uma reestreia de “A Streetcar Named Desire” estrelado por Paul Mescal.
Denzel Washington é altamente aclamado e enormemente popular. Ele ganhou dois Oscars, por “Tempo de glória” e “Dia de treinamento”, e um Tony Award, por “Um limite entre nós”; em 2020, foi nomeado pelos críticos de cinema do New York Times como o maior ator do século XXI até agora. “Otelo” é seu sexto papel principal na Broadway, onde ele agora é um dos poucos artistas que vendem bem.
‘Efeito Taylor Swift’
Mas as vendas de “Otelo” estão em outro nível, parecendo refletir o apelo da combinação de dois atores conhecidos com um título conhecido, e também um “efeito Taylor Swift”, o que significa que os consumidores estão se acostumando a pagar muito por entretenimento ao vivo.
— Espetáculos como “Otelo”, que são veículos de estrelas de tiragem limitada, fazem muito para construir a marca da Broadway, e são uma parte única do ecossistema — diz Deeksha Gaur, diretora executiva da TDF, uma organização sem fins lucrativos que tenta tornar o teatro mais acessível. — Ao mesmo tempo, obviamente, é importante para nós, como indústria, pensar em garantir que as pessoas estejam cientes de todos os preços disponíveis. Há uma grande variedade de shows disponíveis para o público, e não estamos ouvindo isso.
Gaur destaca que, durante a semana que terminou em 9 de março, dez dos 26 espetáculos em cartaz na Broadway tiveram um preço médio de ingresso abaixo de US$ 100 (o preço médio de todos os shows combinados foi de US$ 120). Ela diz que 21 dos 26 shows tiveram pelo menos uma apresentação à venda nos estandes da TKTS, onde ingressos de última hora são vendidos com até 50% de desconto.