A sala de Alexandre Ticiano (Rodrigo Lombardi), o todo-poderoso empresário de “Verdades Secretas”, nunca saiu da cabeça de Claudia Raia.
“É um cenário deslumbrante!”, opina a atriz, emendando: “O apartamento da Vitória (Taís Araujo) em ‘Amor de Mãe’ também vai muito de acordo com o meu gosto. Aquela coisa amadeirada, moderna, de linhas retas… Sou contemporânea assim”.
Com a estreia do “Decora: Vida de Novela”, no GNT, Claudia assume o lugar de apresentadora, na companhia da arquiteta Stephanie Ribeiro. Juntas, elas realizam o sonho de telespectadores comuns em terem um cômodo de sua casa à semelhança do que viram na TV.
“Como atriz que há 40 anos convive com cenários diversos, eu não poderia imaginar o quanto isso é importante e definitivo na vida das pessoas. A gente entregou um quarto igual ao da novela ‘Lado a Lado’. A moça ficou tão impactada com a trama, que se tornou historiadora. Então, ela queria um quarto de época. A gente dizia: ‘Mas você só tem 23 anos!’. E ela: ‘Mas é nesse ambiente que eu quero dormir, é nesse lugar que eu sonho, que eu descobri a minha aptidão'”, adianta Claudia.
Nos dez episódios, que serão exibidos sempre às sextas-feiras, são revisitadas tramas como “Império”, “Amor de Mãe”, “Fina Estampa”, “Terra Nostra” e “Um Lugar ao Sol”, que inspiraram as transformações. Claudia surge em bate-papos com Lilia Cabral, Taís Araujo, Christiane Torloni, Angela Vieira e Cauã Reymond, entre outros grandes nomes, relembrando seus personagens nas respectivas histórias.
“São dois amigos conversando, trocando informações, e não uma entrevistadora e um entrevistado. É muito divertido! Falamos sobre particularidades e curiosidades de bastidores, que o público adora saber. Eu não tenho texto formatado, falo com o meu humor e do meu jeito. Estou bem à vontade”, conta a atriz, que também tem opinado na decoração dos ambientes: “Para se ter uma ideia do quanto sou apaixonada pelo assunto, todo ano eu vou à feira de arquitetura e design de Milão. Então, eu dou pitaco com propriedade!”
Antes sozinha no comando do programa, Stephanie está empolgada com a atual companheira de cena. E conta que esta nova temporada tem sido a mais desafiadora desde 2020:
“Buscar coisas iguais ou semelhantes às novelas vem sendo uma aventura. Mas encontrei um tapete da mesma marca do que foi usado na sala da Griselda (Lilia Cabral, em ‘Fina estampa’). Também consegui um abajur muito parecido com o de Isabel (Camila Pitanga) em ‘Lado a Lado’. Às vezes, não consigo um objeto igual ou semelhante, mas pego inspiração de uma estampa de cortina que vejo no cenário e produzo algo parecido em papel de parede ou estampa de almofada. Esse processo é muito bom para testar a minha própria criatividade como arquiteta.”
Noveleira, ela também tem seu cômodo favorito de novela: “Amo o ateliê de trabalho da Helena (Regina Duarte) de “Por Amor”. Era uma casa de vila com muita madeira, uma decoração aconchegante. Sou fanática pelas novelas do Manoel Carlos. Se fosse transformar a minha casa, teria que ser inspirada numa trama dele”.