Voltado a transações multilaterais de serviços e produtos, o Clube de Permuta chega a Porto Alegre. A unidade, que representa a 18ª franquia da iniciativa no Brasil, foi inaugurada em evento realizado no Instituto Ling nesta terça-feira (26).
Sob comando do franqueado Gustavo Ene, a franquia deve reunir empresas de áreas e portes variados, interessadas em otimizar seus recursos financeiros. “A plataforma é ultra-democrática. Hoje, por exemplo, temos aqui empresas de tecnologia, estética, saúde, segurança, educação, porque as empresas e os sócios das empresas consomem de tudo, então você precisa ter uma entrega vasta para atender essas demandas”, enfatizou.
Na prática, o negócio é composto por uma plataforma tecnológica imbuída de inteligência artificial, responsável por ligar a oferta de uma empresa à demanda de outra. Nas transações, não há movimentação financeira. “Isso faz com que a lucratividade do negócio aumente”, comentou Gustavo. De acordo com ele, a permuta permite que empresas com situação de caixa difícil reduzam sua despesa financeira. Já as empresas super-capitalizadas passam, com isso, a ter uma receita financeira adicional.
“A expectativa é muito boa. A economia gaúcha é pujante, nós temos ótimas empresas aqui no estado”, contou Gustavo. “Eu tenho certeza de que a adesão será grande. E quanto maior ela for, maior será o clube dos associados”, disse, ressaltando o estímulo do clube ao empreendedorismo, considerando que é voltado para negócios.
Presente no evento de inauguração em Porto Alegre, Antonio Bortoletto, sócio-diretor executivo do Clube de Permuta, contou que a ideia da iniciativa veio de um sonho que o seu irmão, Leonardo, sócio-criador da plataforma, teve. “Como ele vem de uma carreira baseada em network e relacionamento, ele aliou uma plataforma de relacionamento para fazer permutas multilaterais”, contou Antonio.
Atualmente, com unidades internacionais em Colômbia e Portugal, a companhia já realizou mais de R$ 400 milhões em negociações. Em se tratando de impacto, mais de 58 mil diárias em hotéis foram fechadas, mais de 3 mil eventos foram realizados e mais de 5 mil campanhas de mídia foram veiculadas desde a criação da plataforma em 2012, em Belo Horizonte.
A iniciativa opera através de franquias – como é o caso da capital gaúcha – e tem a confiança como seu principal valor. Por esta razão, a adesão ao clube é feita exclusivamente por meio de indicação, seja de associados de todo o Brasil ou de franqueadores. Tendo sido incorporadas à iniciativa, as empresas participantes se comprometem com uma anuidade, tendo, assim, acesso ao Clube de Permuta e a um evento mensal que trata sobre gestão e promove a interação entre os associados.