Sábado, 11 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 28 de setembro de 2015
O movimento pela independência da Catalunha obteve uma vitória histórica neste domingo (27), ao conquistar maioria absoluta no Parlamento regional. As eleições ganharam caráter plebiscitário devido à determinação do grupo vitorioso de iniciar unilateralmente um processo de independência, que é recusado pelo governo da Espanha.
A coligação Juntos pelo Sim, do atual governador, Artur Mas, da CDC (Convergência Democrática da Catalunha), de centro-direita, e da ERC (Esquerda Republicana da Catalunha), alcançou 62 das 135 cadeiras. Com o apoio do CUP (Candidatura de Unidade Popular), partido radical de esquerda que também apoia a independência e elegeu dez deputados, a coalizão levará adiante o projeto de independência.
Houve participação recorde, de 77% dos 5,5 milhões de eleitores. No entanto, no voto popular, os partidos pró-independência não obtiveram maioria dos votos válidos, ficando com apenas 48%. Pouco depois das 22h (17h em Brasília), os líderes do Juntos pelo Sim discursaram sob os aplausos de seus seguidores.