Domingo, 24 de novembro de 2024
Por Redação O Sul | 16 de outubro de 2024
Se há algo indiscutível na história da dramaturgia brasileira, é que Fernanda Montenegro é a maior atriz do País. Explicar o motivo se torna quase como tentar explicar o óbvio. Afinal, Fernandona, como é carinhosamente chamada a sua grandeza, já até se tornou elogio: que atriz não receberia o maior título da carreira caso fosse chamada de ‘a Fernanda Montenegro de sua geração’?
Fato é que qualquer comparação será feita em vão. Fernanda Montenegro, que completou 95 anos nessa quarta-feira (16), ainda se mantendo ativa, se coloca como um dos pilares para todas as gerações de atores e atrizes que vieram depois dela. Se também há algo inegável sobre sua trajetória, é que qualquer que seja o artista – de teatro, TV ou cinema – a respeita e a reverencia como a máxima entidade da atuação.
E quem melhor do que grandes atores para cumprir o difícil papel de resumir a sua grandeza? Os relatos chegam envoltos de carinho e nostalgia dos muitos que já tiveram a oportunidade de trabalhar com ela, mas também recheados de admiração das atrizes mais novas – que, respeitosamente, a chamam de “Dona Fernanda Montenegro”.
“Nenhum ator contemporâneo passará pela quantidade de espetáculos que a Fernanda já fez no teatro”, declara Matheus Nachtergaele. “A Fernanda é a encarnação do nosso ofício”, diz Denise Fraga. “O legado de Fernanda Montenegro é sua existência”, afirma Gi Fernandes. Para Marco Nanini, “Fernanda Montenegro é tudo que é por ela mesma, porque ela nasceu assim. Ela nasceu com esse talento imenso, ela nasceu com uma sabedoria muito grande, ela é muito aplicada, ela é muito atenta para as coisas, é uma mulher muito criativa, é uma pessoa admirável”.
Taís Araújo declarou que “algumas coisas fazem da Fernanda Montenegro a maior atriz desse país. Eu acho que, primeiro, personagens muito emblemáticos que ela fez, uma carreira linda teatral, uma carreira linda no cinema, uma carreira linda na televisão, que não podemos esquecer nem descartar porque somos o Brasil, o país das telenovelas”.
“Eu acho que a Fernanda Montenegro sempre esteve aberta, sempre trabalhou com novos diretores, projetos experimentais, peças menos comerciais também… A Fernanda experimentou muito e uma das maiores qualidades da Fernanda, a meu ver, é que ela vai ver as peças dos colegas. Eu tive a satisfação de ter a Fernanda assistindo às peças que eu fiz, todas elas. A Fernanda é uma pessoa muito querida pelos colegas porque ela vai ao teatro”, contou Paulo Betti.
“Deus te proteja. Que seja uma data de muita comemoração com você, sua família, seus amigos. E em frente, como você sempre gostou de dizer: ‘Meu filho, vamos em frente’. É isso: sempre em frente. Seu carisma, seu talento, essa atriz brasileira, corajosa, transparente, essa atriz brasileira que tanto nos orgulha e nos encanta. Em frente. Deus te proteja – de novo te digo isso”, afirmou Tony Ramos.