Os gastos de brasileiros no exterior continuaram em queda em setembro, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (23) pelo Banco Central. As despesas nas viagens fora do País somaram 1,26 bilhão de dólares no mês passado, o que representa uma queda de 47% na comparação com setembro de 2014. Em relação a agosto, as despesas no exterior ficaram estáveis.
A queda dos gastos no exterior acontece em um ano no qual o dólar tem registrado forte alta. Somente em setembro, a moeda norte-americana subiu 9,33%, para 3,96 reais. Nos nove primeiros meses de 2015, a divisa teve alta de 49,15%.
O dólar mais alto encarece as passagens e os hotéis cotados em moeda estrangeira, além dos produtos comprados lá fora. A valorização da moeda norte-americana também encarece os gastos com cartões de crédito e débito no exterior, que sofrem a incidência, ainda, do IOF (Imposto Sobre Operações Financeiras) de 6,38%.
Acumulado do ano
De janeiro a setembro, as despesas de brasileiros no exterior somaram 14,14 bilhões de dólares. Com isso, registraram queda de 27,8% frente ao mesmo período do ano passado.