Terça-feira, 22 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 4 de dezembro de 2022
A Polônia deu adeus ao Mundial do Catar após ser derrotada por 3 a 1 para a França, no estádio Al-Thumama. Com isso, o atacante Robert Lewandowski se tornou o quinto atleta que já foi eleito o melhor jogador do mundo pela Fifa a não conquistar a Copa do Mundo.
Lewandowski se junta a nomes como o holandês Van Basten, o italiano Roberto Baggio, o liberiano George Weah e o português Luís Figo. Por ter 34 anos, o atacante do Barcelona, provavelmente, disputou o seu último Mundial, já que no próximo ele terá 38.
Neste Mundial, Lewandowski marcou pela primeira vez em Copas do Mundo, na partida contra a Arábia Saudita. O craque, que já venceu o prêmio de melhor jogador do mundo duas vezes, disputou o torneio da Rússia, mas passou em branco. Após o tento, o polonês, ao comemorar, se emocionou dentro de campo. Ele também descontou para a Polônia contra a França, no último lance do jogo.
Outros nomes podem se juntar a Robert Lewandowski como melhor jogador do mundo que nunca conquistou a Copa. Lionel Messi, Cristiano Ronaldo e Luka Modric disputam o último Mundial e ainda não tiveram a honra de erguer a taça. Por outro lado, Ronaldo, Rivaldo, Ronaldinho, Zidane, Romário, Matthaus, Kaká e Cannavaro já venceram o prêmio individual da Fifa e a competição disputada de quatro em quatro anos.
Com a vitória, a França avançou às quartas de final e aguarda o vencedor de Inglaterra e Senegal, que jogam neste domingo, às 16h (de Brasília), no estádio Al Bayt. Enquanto isso, a Polônia, que também foi eliminada da Liga das Nações, só volta a campo nas eliminatórias da Eurocopa.
Orgulho
Lewandowski, autor do único gol dos poloneses, no jogo contra a França, marcado no fim, lamentou a derrota, mas se disse orgulhoso da campanha da seleção.
“Estamos orgulhosos de como jogamos essa partida. Tivemos algumas chances de virar o jogo, mas realmente nós tentamos. Não foi fácil, poderíamos ter ido melhor, mais organizados, pressionando mais, não foi suficiente com uma seleção tão forte. Lutamos até o final. Esse gol no final foi um prêmio de consolo”, declarou o camisa 9.
O jogador do Barcelona fez questão também de enfatizar a entrega do time durante a partida e apontou a força do time francês.
“A França conseguiu vencer o jogo apesar da nossa luta desde o primeiro tempo. O futebol é de uma jogada a outra. Estávamos jogando contra uma equipe muito forte. No final, perdemos, metaforicamente, um pouco de força, mas tentamos o quanto pudemos”, finalizou.
A Polônia chegou até as oitavas depois de avançar em segundo lugar no grupo C, com quatro pontos. A campanha no Catar teve um empate sem gols com o México, uma vitória pro 2 a 0 sobre a Arábia Saudita e uma derrota pelo mesmo placar, para a Argentina. As informações são do jornal O Globo e da Gazeta Esportiva.