Sexta-feira, 20 de setembro de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Com ameaça de lançamento de mísseis na Coreia do Norte, Estados Unidos enviam submarino nuclear à região

Compartilhe esta notícia:

USS Missouri chegou neste domingo ao porto de Busan, na Coreia do Sul. (Foto: Reprodução)

O submarino nuclear americano USS Missouri chegou nesse domingo à base naval sul-coreana de Busan, em meio a ameaças de que a Coreia do Norte lançaria um míssil balístico intercontinental ainda neste mês. A embarcação militar está a 320 km ao sul de Seul, capital da Coreia do Sul, segundo um comunicado do Ministério da Defesa, divulgado pela agência de notícias estatal Yonhap.

“Com o deslocamento do USS Missouri, planejamos fortalecer os intercâmbios navais e a cooperação com os Estados Unidos e reforçar nossa postura de defesa combinada”, declarou o ministério.

Há três semanas, outro submarino nuclear dos Estados Unidos, o USS Santa Fe, chegou à base naval de Jeju, no sul do país.

A preocupação de que a Coreia do Norte lançasse um míssil balístico intercontinental neste mês foi levada pelo principal assessor de segurança nacional da Coreia do Sul, Kim Tae-hyo, a Washington no início da semana passada.

O lançamento mais recente de um míssil desse tipo pelo regime de Kim Jong-un ocorreu em julho. O míssil Hwasong-18 utiliza combustível sólido e pode alcançar alvos em qualquer continente, exceto na América do Sul.

Míssil da Coreia do Norte

A Coreia do Norte disparou um míssil balístico não identificado no domingo, informaram a Guarda Costeira do Japão e os militares sul-coreanos, enquanto Pyongyang condenou as demonstrações de força militar lideradas pelos Estados Unidos como equivalentes a “uma prévia de uma guerra nuclear”.

O míssil foi lançado em direção ao mar na costa leste da Coreia do Norte, de acordo com o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul. Cerca de 20 minutos depois de informar inicialmente o lançamento, a guarda costeira japonesa disse que o míssil já havia caído.

Ele parece ter caído fora da zona econômica exclusiva (ZEE) do Japão, informou a emissora NTV.

O lançamento ocorreu depois de alertas de autoridades de Seul e Tóquio de que a Coreia do Norte, país com armas nucleares, estava se preparando para testar um míssil, incluindo um de seus mísseis balísticos intercontinentais (ICBMs) de maior alcance neste mês.

Todas as atividades de mísseis balísticos da Coreia do Norte são proibidas pelas resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas, embora Pyongyang as defenda como seu direito soberano de autodefesa.

Menos de meia hora após o lançamento, a mídia estatal norte-coreana divulgou uma declaração do Ministério da Defesa criticando os “gângsteres militares” dos Estados Unidos e da Coreia do Sul por aumentarem as tensões com exercícios, demonstrações de força e planejamento de guerra nuclear.

A declaração de um porta-voz não identificado do ministério citou a chegada do submarino de propulsão nuclear norte-americano USS Missouri à cidade portuária sul-coreana de Busan no domingo.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Coreia do Norte dispara suposto míssil balístico e critica os Estados Unidos por aumentar tensões
Esforço de guerra: entenda como Putin transformou o boicote do Ocidente em um negócio lucrativo para a elite russa
https://www.osul.com.br/com-ameaca-de-lancamento-de-misseis-na-coreia-do-norte-estados-unidos-enviam-submarino-nuclear-a-regiao/ Com ameaça de lançamento de mísseis na Coreia do Norte, Estados Unidos enviam submarino nuclear à região 2023-12-18
Deixe seu comentário
Pode te interessar