O mercado de franquias no Brasil está aquecido. Com um crescimento de 7% em 2018, as redes de alimentação estão à frente da ascensão, conforme dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Em Porto Alegre, exatamente um mês após a inauguração da sua primeira franquia, a Rede Z Café, por exemplo, inaugurou a segunda unidade no modelo Takeaway. Localizada na Rua dos Andradas, 856, Centro Histórico de Porto Alegre, a loja integra o SZ Working, novo espaço de coworking da cidade, e está sob a gestão da franqueada Daniella Santini.
Apesar da experiência com o mundo empresarial, é a primeira vez que Daniella aposta no franchising. “Busquei todas as informações necessárias para fazer uma escolha correta e nessas pesquisas verifiquei que é preciso um negócio com marca renomada, replicável e de fácil gestão. Conheci o Z Café pelas ruas da Capital e fiquei encantada pela qualidade no preparo, usando sempre ingredientes de primeiríssima qualidade e com sabor maravilhoso”, conta.
Z Café Andradas 5No espaço, que une coworking e café, a ideia é propiciar conforto, interação, conexão de pessoas e lazer. “O trabalho, visto antes como cansativo e enfadonho, passou a ser um local também de networking e aprendizado. As empresas e profissionais querem estar em um local moderno, querem ver e ser vistas também quando estão trabalhando. Isso virou uma etiqueta que passou a dar status de sucesso”, completa Daniella.
“O modelo de franquias do Z Café tem uma aplicabilidade muito flexível e avançada. Sentimos que é uma aposta certeira, especialmente em um contexto como o do Brasil, em que as franquias de alimentação estão em ascensão de crescimento e plena expansão de negócios. Vai ser um bom ano e já temos um retorno muito positivo com esses dois empreendimentos em 30 dias”, avalia um dos sócios-proprietários da Rede, Sandro Zanette.
O investimento inicial estimado das franquias Z Café é de R$ 320 mil, com previsão de retorno de 24 a 36 meses. A rentabilidade líquida fica entre 17% e 20% para o franqueado, que tem acesso à central de produção, onde 80% dos itens produzidos são destinados às franquias para facilitar o negócio e manter o padrão.
Com a tecnologia de totem digital disponível para autoatendimento, a unidade, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 20h, e aos sábados até às 13h, apresenta o mix de produtos já conhecido das cafeterias, mas uma em versão compacta, levando ao público – do coworking e também externo – produtos artesanais e exclusivos, como as tortas Z e a torta no palito, doces, salgados, baguetes, crumble, salada no pote, e também bebidas, como chás gelados, iogurtes artesanais, smoothies, sucos, e, claro, cafés.
“Queremos levar ao Centro Histórico o melhor do sabor e charme do Z Café. A marca é bastante conhecida no mercado e tem uma identificação com os clientes muito grande, favorecendo a curva de crescimento e resultado do negócio como um todo”, finaliza a franqueada.