Ícone do site Jornal O Sul

Com câncer desde fevereiro, rei Charles se diz orgulhoso da coragem de Kate Middleton de admitir o câncer; veja a repercussão do anúncio da princesa

O estado de saúde de Kate era especulado desde janeiro, quando ela fez uma cirurgia no abdômen. (Foto: Reprodução)

Da família real ao primeiro-ministro do Reino Unido à Casa Branca, foram muitas as reações ao anúncio da princesa Kate Middleton, de 42 anos, que revelou ter câncer.

Kate disse que o câncer foi descoberto após uma cirurgia de abdômen que fez em janeiro, mas não revelou qual o tipo e nem o estágio. A revelação foi feita em vídeo publicado nas redes sociais do Palácio de Kensington, residência oficial de Kate e do príncipe William. A princesa de Gales disse ainda que está fazendo quimioterapia.

Sogro de Kate, o rei Charles III disse que está “orgulhoso da coragem” da princesa de Gales. O rei também tem câncer, divulgado em fevereiro.

“Sua Majestade está muito orgulhoso de Catherine pela coragem que ela demonstrou ao falar como fez”, disse um porta-voz do Palácio de Buckingham, acrescentando que Charles III tem estado “em contato com sua nora bem-amada ao longo destas últimas semanas”.

O príncipe Harry e Meghan Markle desejaram “saúde e cura” para Kate Middleton. Harry é brigado com seu irmão, o príncipe William, marido de Kate. Em fevereiro, Harry viajou ao Reino Unido quando Charles III foi diagnosticado com câncer. “Desejamos saúde e cura a Catherine e família, e esperamos que possam fazê-lo com privacidade e paz”, declarou em comunicado o casal, que vive nos Estados Unidos.

O primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, destacou a bravura de Kate para dizer que está com câncer, após ter sido submetida por meses “a um intenso escrutínio e foi tratada injustamente por certas seções da mídia ao redor do mundo e nas redes sociais”.

“Meus pensamentos estão com a Princesa de Gales, Príncipe de Gales, a Família Real e, em particular, seus três filhos neste momento difícil. A Princesa de Gales tem o amor e o apoio de todo o país enquanto continua sua recuperação. Ela mostrou uma tremenda bravura com sua declaração hoje. (…) Falo em nome de todo o país desejando-lhe uma recuperação completa e rápida”, disse Sunak.

Por meio de uma porta-voz, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, desejou uma rápida recuperação a Kate e chamou de “terrível” a notícia do diagnóstico de câncer.

“Todos nós soubemos da notícia terrível. Nossos pensamentos estão com a duquesa de Cambrigde e sua família. (…) “Desejamos uma recuperação total. E acredito que é importante respeitarmos a sua privacidade, especialmente neste momento”, disse a secretária de imprensa da Casa Branca, Katherine Jean-Pierre.

Jean-Pierre não especificou se o presidente Joe Biden conversou com ela.

Anúncio de câncer

Em um vídeo de 2 minutos e 20 segundos, Kate falou que se submeteu a uma cirurgia.

“Eu queria agradecer as mensagens de apoio. Foram meses muito difíceis para nossa família. Eu agradeço minha equipe médica. Em janeiro, eu passei por uma grande cirurgia abdominal e na ocasião pensou-se que minha condição não era de câncer. A cirurgia foi bem-sucedida, no entanto exames após a operação notaram que havia câncer. Minha equipe médica aconselhou que eu me submetesse a uma quimioterapia preventiva, e agora estou nos estágios iniciais desse tratamento”.

Ela completou: “Precisamos de tempo, espaço e privacidade enquanto eu completo meu tratamento. Eu preciso me concentrar em uma recuperação plena.” Kate não deu mais detalhes sobre a doença.

Sair da versão mobile