Ícone do site Jornal O Sul

Com dois endereços disponíveis neste sábado, Porto Alegre mantém vacinação contra covid

Em alguns postos de saúde o serviço é oferecido até as 21h. (Foto: Cristine Rochol/PMPA)

Das 9h às 16h deste sábado (12), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre mantém a vacinação contra covid em dois locais. Quem tem idade a partir de 12 anos encontra o imunizante na sala especial do Shopping João Pessoa, ao passo que a imunização para a criançada de 5 a 11 anos anos está disponível no posto de saúde do IAPI.

Endereços, horários de funcionamento e telefones de contato de cada local, bem como imunizantes disponíveis e outros detalhes, podem ser consultados nas notícias do site oficial prefeitura.poa.br.

Exigências

No caso dos adolescentes e adultos, em procedimentos de primeira dose (ou aplicação única, no caso da vacina da Janssen) deve ser apresentada identidade com CPF. Não é necessário o comprovante de residência, bastando uma autodeclaração simples com nome e endereço.

Para a gurizada de 5 a 11 anos, não é necessária prescrição médica, mas solicita-se o cartão de vacinação contra outras doenças. Mãe, pai ou responsável deve acompanhar o procedimento – ou encaminhar autorização por escrito.

Na segunda injeção é obrigatório o cartão de controle fornecido pelo agente de saúde na primeira etapa. Pode se dirigir aos locais indicados quem recebeu Coronavac há pelo menos 28 dias. No caso dos imunizantes Oxford e Pfizer, o intervalo é de oito semanas.

Para o reforço, é necessária a mesma documentação exigida na segunda dose, desde que o cartão de controle mostre que o esquema de imunização esteja completo há pelo menos quatro meses para quem recebeu Coronavac, Oxford e Pfizer ou dois meses para os contemplados com a Janssen (injeção única).

Já os imunossuprimidos devem comprovar a condição de saúde por meio de atestado ou receita médica, além do registro de segunda dose (ou única) há pelo menos 28 dias. No caso da segunda dose-extra, também é necessário ter recebido a anterior há pelo menos quatro meses.

(Marcello Campos)

Sair da versão mobile