Ícone do site Jornal O Sul

Com dois gols de André, o Grêmio goleou o Libertad por 3 a 0 fora de casa e está nas quartas de final da Libertadores

Na próxima fase, o Tricolor encara o Palmeiras. (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)

Depois de vencer por 2 a 0 na Arena, na última semana, o Grêmio foi até o Paraguai e goleou o Libertad por 3 a 0, nesta quinta-feira (1º), no jogo de volta das oitavas de final da Copa Libertadores. Em uma noite de muito vento, os gols foram marcados por Jean Pyerre, de pênalti, e André, duas vezes, ainda no primeiro tempo.

Mesmo podendo perder por até um gol de diferença, foi o Tricolor que começou atacando. As primeiras tentativas já aconteceram logo nos primeiros minutos. E, aos quatro, o Grêmio teve um pênalti ao seu favor. Após chute de Everton, Píris colocou a mão na bola e o árbitro marcou a penalidade máxima. Jean Pyerre bateu e marcou.

Com isso, era tudo ou nada para o Libertad, que tentava uma pressão. Aos oito minutos, Paulo Victor foi exigido pela primeira vez no jogo. Após escanteio, Tacuara Cardozo ganhou por cima e cabeceou. O goleiro gremista fez uma grande defesa.

Mas o Grêmio não tirou o pé do freio, ao contrário, marcou mais um. Dessa vez, aos 19 minutos, foi ele, André. Após assistência de Everton, o atacante chutou no canto direito de Martín Silva.

No final da primeira etapa, o Libertad levou uma sequência de perigo à defesa tricolor. Aos 40 minutos, Cáceres cruzou na cabeça de Adrián Martínez, mas Paulo Víctor faz mais um milagre. Logo depois, mais uma defesa do goleiro gremista: Tacuara recebeu na entrada da área e mandou de primeira.

O árbitro levantou a placa dos acréscimos, mas ainda dava tempo para mais um. Novamente ele: André. Após Alisson dividir com o zagueiro, a bola bateu em Jean Pyerre e sobrou para o artilheiro da noite, que se livrou de Martín.

Renato iniciou o segundo tempo modificando seu time: tirou Maicon para colocar Thaciano. O Grêmio, mesmo com o resultado, não se manteve apenas na defesa, em algumas oportunidades, chegava ao ataque. Já o Libertad também não desistiu e continuava tentando. Por vezes, fez Paulo Victor trabalhar, mas não ofereceu grande perigo.

Em mais uma alteração, Renato colocou Tardelli no lugar de Everton. Sem muitas movimentações na partida, ele fez mais uma troca. Tirou o homem da noite, André, para colocar Luan. O Tricolor apenas administrou a vitória e a classificação.

Nas quartas de final, o Grêmio vai encarar o Palmeiras. Os jogos estão marcados para 20 de agosto em Porto Alegre, e 27 de agosto, em São Paulo.

Porém, antes, o time gaúcho tem outros campeonatos pela frente. O próximo jogo é contra a Chapecoense, na segunda-feira (5), às 20h, na Arena do Grêmio, pelo Brasileirão.

Ficha técnica

Libertad: Martín Silva, Ivan Piris, Luis Cardozo, Paulo da Silva, Espinoza, Mejía, Cáceres (Riveros), Bareiro, Franco (Rivero), Adrián Martínez, Óscar Cardozo (Edgar Benítez). Técnico: José Chamot.

Grêmio: Paulo Victor, David Braz, Kannemann, Leonardo, Cortez, Matheus Henrique, Maicon (Thaciano), Jean Pyerre, Alisson, Everton (Diego Tardelli) e André Felipe (Luan). Técnico: Renato Portaluppi.

Arbitragem: Victor Hugo Carrilo Casanova (PER), auxiliado por Jonny Max Bossio Moncada (PER) e Jesus Martín Sanchez Cabrera (PER).

VAR (árbitro de vídeo): Daniel Fedorczuk (VEN).

Sair da versão mobile