Segunda-feira, 28 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 10 de maio de 2024
Enchentes castigam o Estado. Na foto, um parque de diversões alagado no bairro Mathias Velho, em Canoas
Foto: Gustavo Mansur/Palácio PiratiniO governo federal trabalha em um pacote bilionário de obras em sistemas de drenagem, com foco no Rio Grande do Sul, a fim de melhorar o escoamento das águas e evitar a repetição de enchentes de grandes proporções no Estado.
O Ministério das Cidades ficará responsável pela seleção de projetos e dará atenção especial aos municípios gaúchos. Na segunda-feira (13), o ministro Jader Filho deve ter um encontro virtual com a Famurs (Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul). A ideia é mapear as necessidades dos prefeitos em áreas como habitação e prevenção de enchentes.
Jader relatou que “será preciso pegar os prefeitos pela mão” a fim de que, em meio a uma situação tão complicada, eles apresentem projetos minimamente bem embasados para viabilizar a entrega de recursos federais para obras de drenagem, por exemplo, segundo informações divulgadas pela CNN.
De acordo com o ministro, o governo pode ajudar na elaboração e refinamento dos projetos, colocando à disposição técnicos do próprio quadro de servidores federais, além de auxiliar em parcerias com profissionais de universidades.
O diagnóstico é de que na última década, com o volume cada vez mais baixo de investimentos públicos, muitos governos municipais e até estaduais deixaram de contratar projetos de engenharia.
Em alguns casos, esses projetos chegam a custar até 5% do valor da obra efetivamente. Como diminuiu a perspectiva de saírem do papel, muitos prefeitos e governadores simplesmente desistiram de ter esse gasto e não contrataram novos projetos para repor suas prateleiras de empreendimentos.