Ícone do site Jornal O Sul

Com forte desaceleração, economia chinesa cresceu 3% no ano passado

A segunda maior economia do mundo foi impactada pelas fortes restrições impostas em razão da Covid-19. (Foto: Reprodução)

O PIB (Produto Interno Bruto) da China cresceu 3% em 2022, de acordo com dados oficiais divulgados nesta terça-feira (17). O índice ficou abaixo da meta do governo, de 5,5%.

No quarto trimestre, a economia do país asiático teve aceleração de 2,9% em relação ao mesmo período do ano anterior, contra 3,9% no terceiro trimestre.

O ritmo lento da segunda maior economia do mundo foi impactado pelas fortes restrições impostas em razão da Covid-19, que confinaram milhares de pessoas em suas casas. Após protestos, o país começou a flexibilizar a rígida política no final do ano passado.

A economia chinesa também foi afetada pela guerra na Ucrânia. Excluindo o crescimento de 2,2% após o início da pandemia de coronavírus, em 2020, esse é o pior resultado do PIB chinês em quase meio século. Em 2021, a economia do país cresceu 8,1%. Em 2019, antes da pandemia, o PIB da China teve elevação de 6%.

População diminui

Também nesta segunda-feira, o Escritório Nacional de Estatísticas divulgou que a população da China diminuiu pela primeira vez em mais de seis décadas no ano passado. No final de 2022, o país tinha 1,4 bilhão de habitantes, o que significa uma diminuição de 850 mil desde o fim de 2021.

Sair da versão mobile