Ícone do site Jornal O Sul

Com gol-relâmpago, Turquia vence a Áustria no último jogo das oitavas da Eurocopa

Gol de Demiral foi o segundo mais rápido da história da Euro, com apenas 57 segundos de jogo. (Foto: Divulgação/Eurocopa)

Com gol marcado antes do primeiro minuto de jogo, a Turquia venceu a Áustria por 2 a 1, nesta terça-feira (2), e garantiu a classificação para as quartas de final da Eurocopa 2024. O zagueiro Demiral foi o grande destaque da classificação turca com os dois gols marcados na partida que encerrou a disputa das oitavas de final, neste grande duelo na Red Bull Arena, em Leipzig, na Alemanha. Pelo lado dos austríacos, Gregoritsch deixou o banco de reservas no intervalo para diminuir o placar.

Dessa maneira, a seleção turca avança de fase e terá a Holanda pela frente nas quartas de final da competição. Por outro lado, a Áustria se despede da Euro após encerrar a fase de grupos como uma das grandes surpresas, na liderança do grupo D, à frente de França, Holanda e Polônia.

O primeiro gol marcado por Demiral, que inaugurou o marcador da partida, foi o segundo mais rápido da história da Euro, com apenas 57 segundos de jogo. Além disso, o primeiro também aconteceu nesta edição, na partida entre Itália e Albânia, pela fase de grupos da competição. O gol relâmpago dos albaneses, marcado por Nedim Bajrami, aconteceu com apenas 22 segundos após falha do sistema defensivo italiano.

O técnico Vincenzo Montella teve os desfalques do zagueiro Akaydin, do Fenerbahçe, e do principal jogador da equipe Çalhanoğlu, da Inter de Milão, ambos suspensos. Mesmo assim, a Turquia abriu o placar com menos de um minuto de jogo, em jogada de escanteio na qual o zagueiro Demiral aproveitou sobra de bola na pequena área para empurrar para o fundo da rede.

No minuto seguinte, Baumgartner deu chute perigoso de fora da área e quase conseguiu o empate. Pouco tempo depois, Arnautovic bateu escanteio fechado e Demiral apareceu para impedir a finalização de Baumgartner na segunda trave. Contudo, os turcos seguiram levando perigo em jogadas de bola parada, enquanto os austríacos não conseguiram finalizar uma bola na direção do gol. Assim, as equipes foram para o vestiário com o placar de 1 a 0.

A Áustria voltou do intervalo com duas alterações na equipe e foi em busca do empate. Porém, a Turquia foi fatal em outra jogada de escanteio e deu um banho de água fria nos austríacos. Assim, o zagueiro Demiral, de cabeça, subiu mais alto que os adversários na primeira trave e anotou o segundo no jogo aos 13 minutos. A resposta da Áustria veio aos 20 minutos, também em cobrança de escanteio. Dessa forma, o atacante Gregoritsch, que entrou na segunda etapa, apareceu sozinho na área para diminuir o placar. No último minuto da partida, uma grande defesa do goleiro Gunok garantiu a classificação turca.

Ficha técnica

Áustria

Patrick Pentz; Stefan Posch, Kevin Danso, Philipp Lienhart (Wober, aos 19′ do 2t) e Phillipp Mwene (Prass, no intervalo); Nicolas Seiwald e Schmid (Gregoritsch, no intervalo); Konrad Laimer (Grillitsch, aos 19′ do 2t), Christoph Baumgartner e Marcel Sabitzer; Marko Arnautović. Técnico: Ralf Rangnick.

Turquia: Mert Gunok; Mert Muldur, Merih Demiral, Abdulkerim Bardakci e Ferdi Kadioglu; Kaan Ayhan e İsmail Yuksek (Ozcan, aos 12′ do 2t); Arda Guler (Yokuslu, aos 32′ do 2t), Orkun Kokçu (Kahveci, aos 37′ do 2t) e Kenan Yildiz (Akturkoglu, aos 32′ do 2t); Baris Alper Yilmaz. Técnico: Vincenzo Montella.

Arbitragem

Artur Soares Dias (POR), Paulo Soares (POR), Pedro Ribeiro (POR) e Tiago Martins (POR).

Sair da versão mobile