Domingo, 02 de fevereiro de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Com indústria, comércio e serviços em alta, economia gaúcha deve ter mais um ano de crescimento

Compartilhe esta notícia:

Levantamento mostra que o País avançou 15 posições no ranking global e obteve 45ª colocação em entre 116 países. (Foto: Agência Brasil)

Além da recuperação do setor agrícola, o Rio Grande do Sul tem sido beneficiado em 2024 pelos desempenhos positivos da indústria de transformação (6,2%), comércio (6,1%) e serviços (3,4%) durante o primeiro bimestre. É o que aponta um relatório oficial divulgado nessa terça-feira (23) e que projeta mais um ano de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) gaúcho.

Os dados são do Departamento de Economia e Estatística da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (DEE/SPGG). Elaborado pelos pesquisadores Martinho Lazzari e Tomás Torenzoni, a boletim conjuntural também revela uma leve elevação na intenção de consumo das famílias, bem como o aumento do nível de confiança dos empresários da indústria.

Lazzari destacou a confirmação das perspectivas de avanço na produção da soja (71,6%) e milho (26,4%), duas das principais culturas agrícolas do Rio Grande do Sul – e ambas afetadas nos dois últimos anos pela falta de chuvas durante o período da safra.

“Ainda que os preços destas commodities estejam em patamares inferiores aos registrados entre 2022 e 2023, o efeito em cadeia da maior produção deve se estender aos demais setores da economia”, ressalta o economista. “Essa maior oferta beneficiará as atividades associadas ao setor primário, como serviços e indústria agroalimentar. O crescimento na indústria de transformação, comércio e serviços também pode se beneficiar do aumento projetado no investimento nacional e do mercado de trabalho aquecido”.

Cenários externo e interno

Ainda de acordo com o relatório do DEE/SPGG, o crescimento da atividade econômica global se mostrou resiliente no ano passado, embora com diferenças entre economias. Estados Unidos e China registraram expansão, ao passo que a Europa sofreu desaceleração.

Outro aspecto importante foi o processo desinflacionário global, auxiliado pela redução dos preços das commodities. As perspectivas para 2024 são de continuidade do crescimento global abaixo da média anual pré-pandemia e de redução da inflação, mesmo que em ritmo mais lento.

No Brasil, assim como no Rio Grande do Sul, a inflação manteve trajetória de queda. A projeção para a economia nacional do ano é de crescimento, porém menor do que o registrado em 2023, quando o PIB do País se expandiu em 2,9%. O conteúdo integral do boletim está disponível para download gratuito no site do governo do Estado – estado.rs.gov.br.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Associação Nacional dos Árbitros de Futebol defende paralisação do Brasileirão após acusações de dono do Botafogo
Rio Grande do Sul já registra 97 mortes por dengue só neste ano
https://www.osul.com.br/com-industria-comercio-e-servicos-em-alta-economia-gaucha-deve-ter-mais-um-ano-de-crescimento/ Com indústria, comércio e serviços em alta, economia gaúcha deve ter mais um ano de crescimento 2024-04-23
Deixe seu comentário
Pode te interessar