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Acontece Com iniciativas voltadas ao bem-estar dos colaboradores, Rentcars.com se destaca como uma das melhores empresas para se trabalhar no Paraná

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Pontocom de turismo aparece como 37ª colocada no ranking do Great Place to Work do Estado e registrou um aumento de 33% no número de novos colaboradores nesse ano. (Foto: divulgação)

A maior parte das empresas sabe que manter funcionários felizes e engajados é fundamental para alcançar o sucesso, principalmente em um cenário de recuperação econômica do país. No entanto, são poucas que desenvolvem ações que visam o bem-estar dos seus colaboradores. Uma delas é a Rentcars.com, uma das líderes globais em conectar pessoas com as melhores opções de aluguel de carros do mundo, que entrou na edição de 2018 do ranking das “Melhores Empresas para Trabalhar no Paraná”, do Great Place to Work (GPTW). Ao todo, foram 194 companhias inscritas neste ano, somando 84.760 mil profissionais em todo o Paraná. A pontocom de turismo ocupa o 37º lugar na lista.

Fundada em 2009, antes do boom de startups, a empresa preza por uma cultura de trabalho moderna e dinâmica, onde os colaboradores, possuem liberdade para sugerir novas ações e melhorias, independente do setor ou nível de hierarquia. “Na Rentcars.com abraçamos a diversidade de forma geral. Isso nos diferencia de outras companhias, pois faz com que nossos Renties, como apelidamos os nossos colaboradores, sintam-se acolhidos e tenham espaço para crescer e se desenvolver junto com a empresa. Nosso foco no dia a dia é voltado para um ambiente de trabalho saudável e uma cultura colaborativa. Valorizamos a excelência em tudo que fazemos e reconhecemos a troca de experiências e conhecimento”, explica Aline Lenhart Nesi, head de talentos da Rentcars.com.

Um dos segredos da empresa para entrar no ranking do GPTW Paraná é a comunicação e transparência com os seus colaboradores. Para empoderar as equipes e facilitar a comunicação de seus integrantes, a companhia aposta no Workplace, uma plataforma desenvolvida pelo Facebook que usa a mesma interface da rede social. Para Aline, o uso da ferramenta incentiva o engajamento de todos dentro da empresa e define um canal único de comunicação com um público que se identifica com esse meio.

A preocupação da Rentcars.com vai além do engajamento das equipes. A companhia leva muito a sério o desenvolvimento de seus talentos. Para isso, está sendo criada uma universidade corporativa que tem como objetivo capacitar os colaboradores e disseminar a cultura da empresa. “A inconformidade e a excelência fazem parte do nosso DNA. Nossa equipe é composta por pessoas que evitam a zona de conforto. Isso acontece porque a todo momento elas são desafiadas a aprender algo novo e superar suas próprias barreiras”, diz a executiva.

Foco na retenção de talentos
A companhia também aposta em práticas de retenção de talentos, pois acredita que boa parte do sucesso de um negócio está pautado em seu capital humano. Com uma estratégia de engajamento bem consistente, a empresa busca alinhar suas ações com seus valores, que são: “temos sempre uma conduta ética”, “excelência em primeiro lugar”, “engajados e inconformados por natureza”, “sempre em busca da inovação” e “juntos somos mais fortes”.

“Nossos valores são constantemente reforçados por meio de iniciativas como, por exemplo, nosso Happy Hour mensal, que é um momento de celebrar as conquistas do mês de uma forma que reforce a integração do nosso time. Além disso, realizamos diversas ações solidárias com o objetivo de fazer a nossa parte para tornar o mundo em um lugar melhor e essas iniciativas acabam fortalecendo o vínculo entre nossos colaboradores”, continua Aline.

Outra ação voltada para o bem-estar da equipe é o programa Buddy, que prevê que cada novo talento tenha um colega para acompanhá-lo durante seus três primeiros meses na empresa. Mesmo antes de entrar o novo contratado já recebe um vídeo de boas-vindas da pessoa que vai acompanhá-lo no seu período de adaptação na empresa. A intenção é que o ‘buddy’ seja um ponto de referência para possíveis dúvidas, além de auxiliar a integração do colaborador com a equipe.

Encantar desde o início
A Rentcars acredita que a experiência do colaborador começa antes mesmo dele entrar na empresa. Pensando nisso, o time de RH desenvolveu uma proposta de entrevistas fora do padrão. A ideia é deixar o candidato o mais confortável possível, sem passar por perguntas manjadas. Com isso, o entrevistador pode conhecer melhor o potencial Rentie por meio de seus hábitos e hobbies fora do ambiente de trabalho. “O tradicional cafezinho ganha a companhia de snacks. Recrutador de um lado da mesa e entrevistado de outro?! Nada disso. As conversas fogem do padrão e acontecem durante um tour pelo escritório, no terraço do prédio ou até mesmo em um descontraído happy hour”, conta Aline Nesi. Ao fim do bate-papo, o candidato é presenteado com um mimo, uma caneta com a seguinte mensagem “Obrigada por querer fazer a diferença com a Rentcars.com. Não importa o que aconteça no futuro, desejamos sorte”.

Bem-estar dos colaboradores
Visando estar alinhada às tendências de gestão de pessoas, a Rentcars.com conta com profissionais que aproximam o setor de Recursos Humanos das outras áreas da empresa – os Business Partners. Eles trabalham como pontes do RH nas áreas e são responsáveis por atender as necessidades de cada equipe de uma forma mais personalizada, desde atração de talentos e a comunicação até o desenvolvimento de pessoas. Essa prática permite que o RH tenha uma atuação mais estratégica, fazendo com que todos os colaboradores sejam ouvidos e que as demandas das equipes estejam sempre em conformidade com os resultados.

Para garantir que os funcionários tenham qualidade de vida, a companhia implementou um modelo flexível de jornada, onde eles podem escolher o horário que melhor se adequa à sua rotina. Esse modelo permite que o colaborador equilibre sua vida pessoal e profissional, garantindo o seu bem-estar dentro da empresa. “Além disso, estamos desenvolvendo um novo plano de benefícios flexível, em que o contratado poderá personalizar o seu pacote de benefícios e escolher os incentivos que mais lhe agrada”, explica Nesi.

Atualmente a empresa está realizando uma ação chamada Talent Talks, que tem como objetivo escutar as sugestões de melhorias das equipes, de forma qualitativa. São grupos de debates entre os integrantes de cada área e as Business Partners. A ideia é mais uma das ações da empresa que busca escutar os seus colaboradores e os envolvem na construção de melhores práticas e soluções, garantindo que as decisões sejam sempre mais eficazes, assertivas e personalizadas para cada área.

Expansão da equipe
Por fim, Aline conta que a Rentcars.com está em constante expansão. E para acompanhar o crescimento da empresa, que terminou 2017 com 180 colaboradores, foram contratados 60 novos funcionários – um aumento de 33%. E a meta é contratar mais pessoas. Hoje existem mais de 40 vagas abertas em diversos setores, especialmente em tecnologia e marketing.

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