As reformas do Ceovinos (Centro Estadual de Diagnóstico e Pesquisa em Ovinocultura), em Encruzilhada do Sul, foram concluídas em 3 de outubro. As obras de restauração e adequação de dois prédios, incluindo o Centro de Manejo, a administração e laboratórios, tiveram investimento de R$ 237 mil, com recursos do Fundovinos (Fundo de Desenvolvimento da Ovinocultura).
Os trabalhos, executados pela Lira Construções e Locações de Máquinas, foram fiscalizados pela 6ª Coordenadoria Regional de Obras Públicas, de Santa Cruz do Sul. Além da recuperação dos prédios, foram feitas reformas nas instalações elétricas e hidráulicas e nos telhados.
O Centro de Manejo, que antes era uma estufa de vegetais, foi adequado para abrigar equipamentos clínicos, de avaliação animal e de nutrição, além de sala de medicamentos, área para tosquias e curral.
A unidade é vinculada à Seapi (Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação). O Ceovinos funciona em uma área de 350 hectares e desenvolve pesquisas em ovinocultura, área em que o Rio Grande do Sul é referência no país. Nele, são realizados trabalhos em áreas como integração com outras produções, avaliações de desempenho produtivo, seleção genética e estudos etológicos, ou seja, sobre comportamento e bem-estar animal.
O Ceovinos está localizado na ERS-350, entre Encruzilhada do Sul e Dom Feliciano, e é um dos 12 centros de pesquisa sob responsabilidade do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DDPA/Seapi).