Ícone do site Jornal O Sul

Com novo presidente, combustíveis sobem 60% na Argentina e preços das fraldas dobram

Sob a liderança do novo presidente do país, Javier Milei, a vida na Argentina está se tonando rapidamente ainda mais dolorosa. (Foto: Reprodução)

Nas últimas duas semanas, o dono de um moderno bar de vinhos em Buenos Aires (Argentina) viu o preço da carne bovina subir 73%, e o custo da abobrinha que ele coloca nas saladas aumentou 140%. Uma motorista do Uber pagou 60% a mais para encher o tanque. E um pai disse que gastou o dobro do mês passado em fraldas para seu filho.

Na Argentina, país sinônimo de inflação galopante, as pessoas estão acostumadas a pagar mais por quase tudo. Mas sob a liderança do novo presidente do país, Javier Milei, a vida está se tonando rapidamente ainda mais dolorosa.

Quando Milei foi eleito presidente, em 19 de Novembro, o país sofria com a terceira maior taxa de inflação do mundo, com 160% de aumento dos preços em relação ao ano anterior.

Mas desde que Milei assumiu o cargo, em 10 de dezembro, e rapidamente desvalorizou a moeda argentina, os preços dispararam a um ritmo tão acelerado que muitos habitantes passaram a fazer novos cálculos sobre como as suas empresas ou famílias podem sobreviver a uma crise econômica ainda mais profunda.

“Desde que Milei venceu, ficamos preocupados o tempo todo”, disse o professor de filosofia do Ensino Médio Fernando González Galli, de 36 anos.

Galli tem tentado reduzir custos sem piorar a vida de suas duas filhas, de 6 anos e 18 meses. Para economizar, mudou até mesmo para uma marca de fraldas mais barata. Sempre que recebe, o professor corre para gastar seus pesos argentinos antes que seu valor se desvalorize ainda mais.

“Assim que recebo meu salário, compro tudo que posso”, disse ele.

Nahuel Carbajo, de 37 anos, proprietário do Naranjo Bar, um badalado bar de vinhos em Buenos Aires, disse que, como a maioria dos argentinos, ele se acostumou com os aumentos regulares de preços, mas na semana passada foi muito além do que estava acostumado.

Desde que Milei venceu, o preço do bife premium que Carbajo serve disparou 73%, para 14.580 pesos, ou cerca de US$ 18, por quilo; uma caixa de 5 quilos de abobrinhas passou de 6.500 para 15.600 pesos; e o abacate custa 51% a mais que no início deste mês.

“Não há forma de os salários ou os rendimentos das pessoas se adaptarem a essa velocidade”, disse Carbajo.

O porta-voz de Milei, Manuel Adorni, disse que a aceleração da inflação era a consequência inevitável de finalmente consertar a distorcida economia da Argentina.

“Ficamos com uma infinidade de problemas e questões não resolvidas que precisamos começar a resolver”, disse ele. “Inevitavelmente, passaremos por meses de inflação elevada.”

Milei alertou os argentinos que seus planos de encolher o governo e refazer a economia seriam prejudiciais no início.Prefiro dizer a verdade incômoda do que uma mentira confortável”, disse ele no seu discurso inaugural, acrescentando na semana passada que queria acabar com o “modelo de declínio” do país. As informações são do jornal The New York Times.

Sair da versão mobile