Quinta-feira, 23 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 4 de abril de 2024
Bassirou Diomaye Faye tem 44 anos
Foto: Reprodução/XO novo presidente do Senegal, Bassirou Diomaye Faye, assumiu o cargo acompanhado por Marie Khone, com quem é casado há 15 anos e tem quatro filhos, e pela sua outra esposa, Absa, com quem casou há cerca de um ano. Como o novo presidente é polígamo, o Senegal agora tem duas primeiras-damas.
Ao tomar posse acompanhado das esposas, Faye fez um aceno aos muçulmanos do país, que são maioria no Senegal. A poligamia é uma prática tradicional entre os muçulmanos senegalenses, especialmente nas zonas rurais. O Islã permite que os homens tenham até quatro esposas, desde que possuam recursos para sustentá-las e passem tempo igual com cada uma.
Quando Faye apareceu com suas duas esposas, foi aplaudido por uma multidão. A cerimônia de posse foi realizada na terça-feira (2). Ele afirmou que tem orgulhoso da sua situação conjugal. “Elas são muito lindas. Agradeço a Deus porque estão sempre ao meu lado”, declarou.
No Senegal, muitos casamentos não são registrados, o que torna difícil estimar a prevalência da poligamia, mas um relatório do Escritório Nacional de Estatísticas informou que mais de 30% das pessoas casadas fazem parte de uma união poligâmica.
No país africano, a homossexualidade é considerada crime e punida com penas de um a cinco anos de prisão.