O prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior, anunciou na tarde desta segunda-feira (08), durante transmissão nas redes sociais, que a prefeitura decidiu não avançar na flexibilização das restrições impostas a atividades na Capital devido à pandemia de Covid-19.
Segundo ele, a decisão, tomada durante reunião do Comitê Técnico de Enfrentamento ao Coronavírus, foi motivada pelo aumento da ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) por pacientes com a Covid-19 na cidade.
Na sexta-feira (05), a Capital tinha 46 leitos de UTI ocupados por infectados pelo coronavírus. Na tarde desta segunda, esse número subiu para 62. Os dados da ocupação dos leitos seguem sendo analisados nas próximas 48 horas para a tomada de decisões adequadas, conforme a prefeitura.
“Eu vou suspender qualquer nova flexibilização que estava prevista para hoje [segunda]”, disse Marchezan. “Não é um momento nem de pânico nem de susto, mas de cautela e precaução”, ressaltou.
Ele disse que a prefeitura pretendia liberar nesta segunda atividades como a prática de esportes coletivos, feiras de artesanatos, cursos livres e ampliar a capacidade de operação de templos religiosos e igrejas.