A discussão sobre o pedido de cassação do mandato do deputado federal André Janones (Avante-MG) na Câmara dos Deputados está programada para ocorrer somente em 2024. O presidente do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, Leur Lomanto (União-BA), informou que, devido à aproximação do recesso de final de ano, é pouco provável que o processo avance ainda neste ano.
“Neste ano, deveremos ter mais duas reuniões e há quatro processos em discussão. O ritmo vai depender da Mesa Diretora”, disse o parlamentar. “Mas eu acho que neste ano é difícil”, acrescentou.
O Partido Liberal (PL) protocolou o pedido de cassação junto à Mesa Diretora da Câmara dos Deputados na noite dessa quarta-feira (28). O próximo passo é encaminhá-lo ao presidente Arthur Lira (PP-AL) e, posteriormente, ao Conselho de Ética.
O recesso parlamentar terá início em 23 de dezembro, mas, devido à diminuição das atividades legislativas, é comum que deputados e senadores retornem a seus redutos eleitorais a partir de 17 de dezembro.
Janones é acusado da prática de “rachadinha” em seu gabinete parlamentar. Ele nega a prática. O portal Metrópoles revelaram áudios em que o deputado aparece pedindo a devolução de parte dos salários dos servidores para pagar gastos de campanha e também sugerindo uma vaquinha.