Com previsão de início das obras em outubro, o aeroporto Roberto da Cunha, em Guaíba, na Região Metropolitana de Porto Alegre, poderá ser uma alternativa para o Salgado Filho, na Capital, em uma nova suspensão das operações do terminal ou de forma rotineira.
Com autorização do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, o novo aeroporto está em fase de projetos complementares para finalizar a licença de instalação fornecida pela Fepam (Fundação Estadual de Proteção Ambiental). Após a conclusão das obras na avenida Ismael Chaves Barcellos, prevista para o final de 2025 até meados de 2026, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) deverá homologar o começo das operações com voos comerciais.
O investimento será feito pela Aeromot Aeronaves e Motores em parceria com o governo do Estado. O prefeito de Guaíba, Marcelo Maranata, destacou a importância da construção do Complexo AeroCITI no distrito industrial da cidade. “Vai colocar o Estado em outro patamar. Penso que ele deveria ser um projeto prioritário para o Estado e do qual nós não iremos abrir mão”, afirmou.