Ícone do site Jornal O Sul

Com show de Messi, o Barcelona goleou o Liverpool pela Champions

Catorze anos após balançar as redes pela primeira vez com a camisa do Barça, camisa 10 atinge marca histórica. (Foto: Reprodução)

Foi em um 1º de maio que Messi abriu sua contagem pelo Barcelona, com assistência de Ronaldinho, em vitória sobre o Albacete em 2005. Exatos 14 anos depois, o craque chegou ao 600º gol pelo Barcelona com direito a uma pintura de falta diante do Liverpool nesta quarta-feira (1º). Muito além da plasticidade da falta que morreu no ângulo de Alisson, o camisa 10 foi decisivo ao marcar duas vezes na vitória por 3 a 0 sobre o Liverpool que deixou o Barça mais perto da final da Liga dos Campeões.

“Foi espetacular. Eu tentei e tive sorte de acertar lá. Estou muito feliz”, disse o camisa 10, ao falar da falta do gol 600.

Ele alcançou a marca em seu 683º jogo pelo clube.

A comparação com Cristiano Ronaldo normalmente é inevitável. E neste caso, o contexto ainda influencia.

O português chegou a 600 gols por clubes no empate da Juventus com a Inter de Milão por 1 a 1, no último sábado. O camisa 7 chegou ao feito após 801 partidas.

Por falar em melhor desempenho, o argentino chegou ao seu oitavo gol de cobrança de falta direta nesta temporada, sendo seis em La Liga e dois na Champions. A marca é um recorde na carreira do argentino, que havia conseguido sete tentos desta forma em 2017-18. Ele tem o dobro do que qualquer outro atleta das cinco principais ligas europeias.

Além disso, Messi foi a 12 gols na atual edição da Champions League. Ele é o artilheiro isolado desta edição e ficou perto de igualar ou até superar os 14 tentos de 2011-12, seu melhor desempenho em uma edição da competição.

A soberba atuação de Messi foi coroada com dois gols. Primeiro, aos 30 da etapa final, aproveitou o rebote em um chute de travessão de Suárez para mandar para o fundo das redes. Sete minutos depois, viveu seu momento mais alto na partida. Quase da intermediária, acertou uma cobrança de falta no ângulo para vencer Alisson com um golaço.

Ao todo, ele tem 683 jogos com a camisa do Barcelona, o que dá uma média de 0,88 gol/jogo. Dos 600 (além desses, há outros 65 pela seleção argentina), 25 foram marcados contra ingleses nos 33 jogos de Champions contra equipes da Terra da Rainha. Se já tinha balançado as redes contra Arsenal, City, United, Chelsea, Tottenham, ele completou a saga agora contra o Liverpool.

Liverpool e Barcelona se reencontram na próxima terça-feira (30) em Anfield para decidir quem vai à final, daqui a um mês, em Madri (Espanha). O time inglês precisa vencer por quatro gols de diferença ou repetir o 3 a 0 para levar para a prorrogação.

“A gente teve chances claríssimas, principalmente a última. Mas o terceiro gol ajudou bastante. Sabemos que não está definido, o Liverpool é uma grande equipe”, disse Messi, logo após o jogo, citando uma chance incrível perdida por Dembélé na última jogada da partida.
Sair da versão mobile