A PF (Polícia Federal) prendeu, na manhã desta sexta-feira (18), o atual comandante da PM (Polícia Militar) do Distrito Federal, Klepter Rosa, durante uma operação que investiga os atos extremistas de 8 de janeiro.
Também foram presos o coronel Fábio Augusto Vieira, ex-comandante da PM do DF; o coronel Marcelo Casimiro Vasconcelos Rodrigues; o coronel Paulo José Ferreira de Sousa Bezerra; o coronel Jorge Eduardo Naime; o major Flávio Silvestre de Alencar e o tenente Rafael Pereira Martins.
A ação mira integrantes e ex-integrantes da cúpula da PM no Distrito Federal. Os policiais federais cumpriram sete mandados de prisão e sete de busca e apreensão no DF, além do bloqueio de bens e afastamento das funções públicas.
Na quinta-feira (17), a PGR (Procuradoria-Geral da República) denunciou os sete militares por suspeita de conivência com os atos extremistas. Segundo a PGR, a cúpula da PM não agiu para impedir o vandalismo em razão do alinhamento ideológico com os manifestantes. Os mandados judiciais da operação desta sexta foram autorizados pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes.