Sábado, 04 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 1 de janeiro de 2025
Comandante Nádia está iniciando seu terceiro mandato como vereadora da cidade
Foto: Fernando Antunes/CMPAA vereadora Comandante Nádia (PL) será a presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre no ano de 2025. Ela foi eleita para o cargo nessa quarta-feira (1º), em sessão realizada no plenário da Casa logo após a posse dos novos parlamentares e da instalação da legislatura 2025-2028.
Comandante Nádia está iniciando seu terceiro mandato como vereadora da cidade. Esta será a primeira vez que ela irá presidir o Legislativo. Em seu discurso de posse, a parlamentar agradeceu aos parlamentares que apoiaram sua candidatura à presidência e ao vereador Mauro Pinheiro (PP), presidente da Câmara em 2024, pela condução do Legislativo.
Ela também agradeceu à Mesa Diretora eleita para o ano de 2025 e aos novos diretores da Câmara. Disse que a gestão da Casa nos próximos quatro anos será compartilhada entre os partidos que formam a maioria das bancadas. Ela agradeceu, ainda, ao Partido Liberal.
A vereadora ressaltou que a Câmara deve tratar dos “bons assuntos que a população precisa” e “fazer o bom debate”. Afirmou que fará um trabalho sério e comprometido com o Legislativo: “Vou corresponder com a expectativa de cada um”. Também agradeceu à sua família.
Nádia ressaltou a importância da Brigada Militar em sua trajetória: “É a instituição que faz parte da minha vida. É meu chão, é meu norte, e a melhor tradução da palavra que eu tanto prezo: liberdade”. A vereadora afirmou que “vida sem liberdade é escravidão e de nada vale”. Enalteceu, também, os valores de lealdade, disciplina e coragem. Destacou seu trabalho como comandante de batalhão na Brigada e no combate à violência contra a mulher por meio da patrulha Maria da Penha.
“Minha luta é pelos valores da liberdade, da democracia e do Estado de direito, rejeitando qualquer tipo de tirania, de totalitarismo, de desordem ou de anarquia”, destacou Nádia. Ela ressaltou que a essência do Legislativo é a representação popular: “Nós, vereadores, estamos aqui em nome da sociedade porto-alegrense, que é plural, diversa e ampla. Estamos aqui em nome de pessoas, de causas e de propósitos que fazem nossas ações serem maiores que as nossas divergências. Acima de nossas individualidades, está o interesse público”.
Ela ainda fez menção à necessidade de reconstrução de Porto Alegre após a enchente de maio de 2024 e defendeu um trabalho conjunto com o prefeito Sebastião Melo (MDB) e a vice-prefeita Betina Worm (PL): “Contem com esta Casa. Seremos parceiros das mudanças que sejam boas para a cidade”.
Afirmou que o parlamento deve ser uma instituição de construção de soluções e de fiscalização. “Porto Alegre tem pressa e exige de nós toda a atenção e cuidado, com muita política, trabalho e dedicação”, concluiu.