Quinta-feira, 31 de outubro de 2024
Por Redação O Sul | 31 de outubro de 2024
Com 20 dias de intensa programação, a 70ª Feira do Livro de Porto Alegre começa nesta sexta-feira (1º) em seu tradicional ponto de encontro: a Praça da Alfândega (Centro Histórico) e arredores. O patrono desta edição é o escritor alegretense Sergio Faraco, 84 anos e que lançará o livro “Digno é o Cordeiro – Memória de Um Ano Sombrio”.
São 72 bancas – incluindo dez na área infantojuvenil – e mais de mil eventos culturais, todos com entrada franca. Na lista estão palestras, oficinas, contação de histórias e um dos momentos mais aguardados por autores, livreiros e leitores: as sessões de autógrafos. Outro atrativo tradicional são os balaios de publicações com desconto no preço.
Com o slogan “O tempo passeia por aqui”, a Feira é organizada pela Câmara Riograndense do Livro (CRL) em parceria com o segmento livreiro e empresas do setor, além do apoio de órgãos públicos e entidades culturais. Os detalhes podem ser conferidos no site feiradolivro-poa.com.br e também nas redes sociais.
Esta edição da Feira do Livro tem um significado adicional, ao também simbolizar a retomada do setor livreiro, duramente afetado pelas enchentes de maio no Estado. “Mais de 24 empresas entre livrarias, editoras, bibliotecas e distribuidoras tiveram danos materiais e perda de estoque, e muitos locais precisaram interromper suas operações por longo período”, ressalta a CRL.
Onde tudo acontece
As atividades da Feira são realizadas de forma simultânea na Praça da Alfândega e em espaços localizados no entorno. Confira, a seguir, suas respectivas localizações no mapa do evento.
– Praça de Autógrafos Gerdau: no meio da Praça da Alfândega.
– Espaço Jovem Banrisul: Praça da Alfândega (ao lado da Praça de Autógrafos).
– Aldeia das Histórias Sulgás: Praça da Alfândega, em frente ao Memorial do RS (antiga sede dos Correios).
– Território dos Parceiros Caixa: Praça da Alfândega, em frente ao Margs.
– Teatro Petrobras Carlos Urbim: avenida Sepúlveda, entre o Margs e o Memorial do RS.
– Casa de Cultura Mario Quintana: Rua dos Andradas nº 736, entre a João Manoel e a Bento Martins, com acesso tanto pela Rua da Praia quanto pela Sete de Setembro.
– Espaço Força e Luz: Rua dos Andradas nº 1.223 (em frente ao Edifício Santa Cruz, o mais alto da cidade).
– Auditório da Livraria Paulinas: Rua dos Andradas nº 1.212 (a poucos metros da rua General Câmara).
– Auditório do SindBancários: rua General Câmara nº 424.
– Biblioteca Pública do Estado: rua Riachuelo nº 1190, esquina com a General Câmara.
(Marcello Campos)