A Câmara Rio-Grandense do Livro deu início nesta semana à montagem da cobertura das bancas na Praça da Alfândega, Centro Histórico, para realização da 68ª Feira do Livro de Porto Alegre, que ocorre de 28 de outubro a 15 de novembro. A edição 2022 integra as comemorações dos 250 anos de Porto Alegre, com o slogan Uma boa festa tem história. O patrono é o poeta Carlos Nejar.
Neste ano serão 71 bancas que iniciam a montagem das suas estruturas no dia 20 de outubro, sendo que 59 ficarão na área geral e 12 na área infantil e juvenil. A feira terá ainda 25 estandes destinados a apoiadores, veículos de comunicação e serviços.
A 68ª edição pretende ser a mais inclusiva de todas. Para isso, serão disponibilizados mapas táteis, materiais em braile e a possibilidade de audiodescrição dos ambientes. Também estarão à disposição banquetas móveis para pessoas com nanismo. Outra novidade será a contratação de intérpretes e tradutores da língua brasileira de sinais (libras). Os livreiros serão capacitados para um atendimento mais acolhedor.
Aniversário de Porto Alegre
A programação reserva um espaço especial para atividades relacionadas aos 250 anos da Capital. Lançamento de obras que recontam a história e as lendas da cidade, recital-show com poemas e canções sobre a cidade, mesas de discussão, gravação de programas e exposições fotográficas vão compor a homenagem.
A gente vive. A gente cuida é um movimento que convida a população a manter a cidade limpa e cuidar dos espaços públicos. Avanços importantes na zeladoria foram conquistados, mas ainda há muitos desafios para fazer de Porto Alegre uma cidade melhor para se viver. Coordenada pelo Gabinete de Comunicação Social da prefeitura, a iniciativa tem duração de 30 meses.